Saúde
Você fica sentado por longos períodos? veja o que realmente acontece ao seu corpo
Passar longas horas sentado não é apenas um hábito incômodo, mas também uma ameaça à saúde física e mental.
Hoje em dia, muitos empregos exigem que fiquemos sentados por ‘horas a fio’. Apesar de ser uma prática comum, ela pode ser bastante nociva à saúde. Muitas pessoas desconhecem os reais impactos dessa rotina no corpo. Especialistas, citados na Shape, detalharam o que acontece quando se passa oito horas ou mais sentado diariamente.
Alerta de especialistas sobre os riscos à saúde
Alex Mafdali, médico, ressalta a gravidade da situação: “estar sentado durante muito tempo pode levar a uma série de consequências adversas, incluindo aumento de peso, osteoporose, ansiedade, depressão, diabetes, doenças cardiovasculares e até trombose venosa profunda”. Além desses problemas, existem outras consequências que afetam nosso dia a dia.
- Problemas com a postura
Muitas vezes, estar sentado por períodos prolongados pode resultar em má postura. “A subatividade leva a uma incapacidade de manter a postura ereta e a sobreatividade pode facilitar a migração da cabeça para a frente e, em alguns casos, o arredondamento dos ombros”.
- Perda de força e flexibilidade
Ficar na mesma posição por horas causa um estresse contínuo nos músculos. Com o tempo, isso enfraquece a musculatura, conforme explica Mafdali.
- Aumento do risco de doenças crônicas
Uma pesquisa publicada em 2019 apontou uma ligação direta entre o tempo sentado e o aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, câncer e até de mortalidade prematura.
- Impacto na saúde mental
A falta de exercício físico pode afetar negativamente a saúde mental. A atividade física estimula o cérebro a produzir serotonina, um neurotransmissor que eleva o ânimo. Assim, a redução da atividade física resulta em menor liberação de serotonina, o que pode levar a sentimentos depressivos.
- Mudanças metabólicas
Vanessa Rissetto, uma dietista, alerta que “sabe-se que ficar sentado durante longos períodos de tempo, ou a falta de exercício em geral, perturba o metabolismo da glicose e o armazenamento de energia”.
Com isso, fica claro que passar longas horas sentado não é apenas um hábito incômodo, mas também uma ameaça à saúde física e mental. Compreender esses riscos é o primeiro passo para buscar um estilo de vida mais ativo e saudável, com intervalos regulares de movimento para contrabalançar os efeitos do sedentarismo.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp