Conecte-se conosco

Saúde

Você fica sentado por longos períodos? veja o que realmente acontece ao seu corpo

Passar longas horas sentado não é apenas um hábito incômodo, mas também uma ameaça à saúde física e mental.

Publicado

em

Hoje em dia, muitos empregos exigem que fiquemos sentados por ‘horas a fio’. Apesar de ser uma prática comum, ela pode ser bastante nociva à saúde. Muitas pessoas desconhecem os reais impactos dessa rotina no corpo. Especialistas, citados na Shape, detalharam o que acontece quando se passa oito horas ou mais sentado diariamente.

Alerta de especialistas sobre os riscos à saúde

Alex Mafdali, médico, ressalta a gravidade da situação: “estar sentado durante muito tempo pode levar a uma série de consequências adversas, incluindo aumento de peso, osteoporose, ansiedade, depressão, diabetes, doenças cardiovasculares e até trombose venosa profunda”. Além desses problemas, existem outras consequências que afetam nosso dia a dia.

  • Problemas com a postura

Muitas vezes, estar sentado por períodos prolongados pode resultar em má postura. “A subatividade leva a uma incapacidade de manter a postura ereta e a sobreatividade pode facilitar a migração da cabeça para a frente e, em alguns casos, o arredondamento dos ombros”.

  • Perda de força e flexibilidade

Ficar na mesma posição por horas causa um estresse contínuo nos músculos. Com o tempo, isso enfraquece a musculatura, conforme explica Mafdali.

  • Aumento do risco de doenças crônicas

Uma pesquisa publicada em 2019 apontou uma ligação direta entre o tempo sentado e o aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, câncer e até de mortalidade prematura.

  • Impacto na saúde mental

A falta de exercício físico pode afetar negativamente a saúde mental. A atividade física estimula o cérebro a produzir serotonina, um neurotransmissor que eleva o ânimo. Assim, a redução da atividade física resulta em menor liberação de serotonina, o que pode levar a sentimentos depressivos.

  • Mudanças metabólicas

Vanessa Rissetto, uma dietista, alerta que “sabe-se que ficar sentado durante longos períodos de tempo, ou a falta de exercício em geral, perturba o metabolismo da glicose e o armazenamento de energia”.

Com isso, fica claro que passar longas horas sentado não é apenas um hábito incômodo, mas também uma ameaça à saúde física e mental. Compreender esses riscos é o primeiro passo para buscar um estilo de vida mais ativo e saudável, com intervalos regulares de movimento para contrabalançar os efeitos do sedentarismo.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS