Finanças
Você já ouviu falar em Kakeibo? A solução financeira que você precisa conhecer
Quer administrar melhor suas finanças e economizar dinheiro? Conheça o Kakeibo, uma técnica japonesa simples e eficaz para gerenciar suas despesas e atingir suas metas financeiras.
Quando se trata de cuidar das finanças pessoais, os japoneses têm uma abordagem única e altamente eficaz: o Kakeibo. Essa prática antiga é um método de gerenciamento de dinheiro que se baseia em uma abordagem simples e prática, permitindo que as pessoas administrem suas finanças domésticas de forma mais consciente e eficiente.
O que é o Kakeibo?
Fonte: Karolina Grabowska / Pexels
O Kakeibo nada mais é do que um diário de finanças que visa ajudar as pessoas a controlar suas despesas, economizar dinheiro e atingir seus objetivos financeiros. A palavra “kakeibo” significa algo como “livro de contas para a economia doméstica” em japonês.
Esse diário ou livro contábil foi criado no começo do século XX por Hani Motoko, uma educadora financeira japonesa, e, desde então, tem sido uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas a manter suas finanças sob controle.
Como funciona?
A abordagem do método é muito simples e prática. Ele envolve a criação de um diário em que você registra todas as suas despesas diárias e mensais, que podem ser divididas em algumas categorias, mesmo que muito amplas, como sobrevivência, lazer, cultura e mais.
Você também deve definir algumas metas financeiras para o mês e para o futuro um pouco mais distante, como economias, investimentos, viagens e afins. O Kakeibo encoraja a reflexão sobre cada despesa, perguntando a si mesmo se ela é realmente necessária e se está alinhada com suas metas.
Conceitos básicos para economizar com o Kakeibo
A tradição do método envolve quatro perguntas-chave, que devem ser feitas antes de comprar absolutamente qualquer coisa, o que pode garantir uma boa economia. As perguntas são:
- Posso viver sem isso?
- Com base em meu estado financeiro, posso comprar isso?
- Isso me fará feliz?
- Eu realmente preciso disso neste momento?
Depois de algum período de anotações constantes, como uma semana, é indicado que a pessoa analise as informações do diário. No fim, a autorreflexão é o maior segredo do Kakeibo, o que vai aumentar sua consciência financeira e, consequentemente, gastar menos dinheiro.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho13 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%