Saúde
Você sabe a forma correta de higienizar alimentos como frutas e legumes? Aprenda!
A limpeza desses alimentos é importante, pois eles são expostos a diversos fatores quando estão na plantação, desde agrotóxicos até parasitas.
O consumo de frutas, legumes e vegetais é extremamente importante para uma alimentação saudável. No entanto, não basta apenas incluir esses alimentos em suas refeições.
Frutas e legumes mal higienizados podem causar problemas a sua saúde, ao em vez de trazer benefícios. Por esse motivo, é importante saber a maneira correta de lavar esses alimentos antes de consumi-los. Saiba como fazer a higienização.
A limpeza desses alimentos é importante, pois eles são expostos a diversos fatores quando estão na plantação, desde agrotóxicos até parasitas, e nenhum desses é interessante que venhamos a ingerir.
Segundo informações oferecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 582 milhões de pessoas acabam por adoecer devido a contaminações causadas por alimentos mal higienizados.
Fique atento aos sintomas causados por intoxicação. Esses são náuseas, diarreia, vômito, febre e dor abdominal. Em casos mais graves, pode haver obstrução intestinal, hemorragia e, nos piores casos, pode levar até mesmo à morte.
Como higienizar esses alimentos?
Para evitar o desespero e os malefícios à saúde, é extremamente importante higienizar os alimentos. É preciso saber que cada um deles exige uma maneira diferente para garantir que estejam limpos.
Uma solução excelente para utilizar em seus alimentos é composta por uma colher de bicarbonato de sódio ou duas colheres de vinagre diluídos em um litro de água.
Frutas muitas vezes são consumidas com casca, como maçãs, uvas e morangos, por esse motivo, é necessário ter atenção redobrada. É preciso lavar bem as cascas com água corrente e esponjas.
Morangos e uvas podem vir a conter bichinhos em seu interior, então fique atento a qualquer sinal. As frutas podem ser deixadas na solução desinfetante anteriormente citada por cerca de 30 minutos. É necessário lavar os alimentos em água corrente depois.
Legumes também são consumidos com suas cascas muitas vezes, por esse motivo a atenção também deve ser redobrada, assim como com as frutas. A escova ou esponja utilizada na limpeza desses alimentos deve ser dedicada somente a esse fim.
Deixe os legumes de molho na solução por cerca de meia hora e depois volte a lavá-los em água corrente.
Por fim, é importante que as verduras sejam lavadas com atenção. Alface, couve, repolho, entre outros, devem ter suas folhas destacadas e lavadas uma por vez. É necessário utilizar água corrente e suas mãos para se livrar de resquícios de terra ou de pequenas larvas.
Todas as partes escurecidas ou que estejam passadas devem ser retiradas. Depois da lavagem, é importante deixar as folhas de molho na solução por pelo menos 30 minutos e depois enxaguá-las em água corrente.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025