Economia
Você sabe como pode receber de volta o imposto de renda? Entenda
Para aqueles que pagaram pensão alimentícia nos últimos cinco anos, saiba como é possível receber de volta o Imposto de Renda.
Se você pagou pensão alimentícia nos últimos cinco anos, saiba como é possível receber de volta o Imposto de Renda. Isso funcionará para aqueles que pagaram impostos em cima da pensão alimentícia. A restituição poderá ser solicitada à Receita Federal.
Essa restituição será concedida porque o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que não deverá mais ser cobrado imposto sobre esse tipo de pensão. Dessa maneira, aqueles que adicionaram a pensão ao seu Imposto de Renda entre os anos de 2018 e 2022 deverão consertar a sua declaração.
Como retificar o seu imposto de renda?
Deverão ser alteradas cada uma das declarações onde houve o recolhimento indevido de imposto sobre a pensão alimentícia.
O envio das declarações modificadas deverá ser feito pelo programa gerador da declaração de cada um dos anos necessitados, isso pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Também é possível fazer a retificação pelo aplicativo para smartphones “Meu Imposto de Renda”.
O processo para fazer a retificação é simples: você deverá informar o número do recibo da entrega da declaração a qual você pretende retificar e manter o modelo de dedução que foi escolhido no envio da declaração.
O valor dedicado à pensão alimentícia deverá ser excluído do imposto de renda e informado na sessão “rendimentos isentos e não tributáveis/outros”, de forma a ser identificado como pensão alimentícia.
Todas as demais informações contidas no documento sobre o imposto pago ou retido devem permanecer no imposto de renda. No caso de os declarantes terem se esquecido de inserir algum dependente ou os gastos relacionados a ele, estes poderão ser incluídos.
É importante que, nesse caso, seja selecionada a opção “declaração tradicional”, e não a simplificada. Também é importante ressaltar que o dependente em questão não pode ser o titular da declaração de imposto de renda.
O que acontece depois da retificação?
Duas situações podem acontecer após você retificar sua declaração de imposto de renda. A primeira delas é “imposto a restituir”. Nesse caso, a pessoa tem direito a uma restituição maior do que o valor originalmente proposto. A Receita Federal deverá pagar a diferença do valor, seguindo o cronograma de lotes e das prioridades legais.
Já no caso de “imposto pago a maior”, o pagamento do imposto de renda aconteceu, no entanto, o saldo foi reduzido após a retificação. Dessa maneira, será necessário que o dinheiro seja solicitado por meio de pedido eletrônico de restituição (Perdcomp).
O Programa Perdcomp, necessário para fazer a solicitação, poderá ser encontrado no portal e-CAC. Em alguns casos, o programa poderá ser baixado do site da Receita Federal.

-
Loterias1 dia atrás
Ganhador da Mega ainda não resgatou prêmio de R$ 1.418.495
-
Agronegócio15 horas atrás
O que atrai cobras para o quintal e como evitar visitas indesejadas
-
Saúde1 dia atrás
Falência de plano de saúde deixa beneficiários sem atendimento
-
Automobilística13 horas atrás
Encher o tanque até o limite pode custar caro: entenda os riscos
-
Curiosidades2 dias atrás
Tem brasileiro na lista! Veja os 5 diretores mais ricos do mundo
-
Finanças2 dias atrás
Participe do Leilão da Receita, que tem iPhone, PS4 e mais!
-
Tecnologia2 dias atrás
Deixar o carregador na tomada gasta energia? Veja riscos e cuidados
-
Empresas2 dias atrás
Mater Dei reporta lucro líquido de R$ 8,1 milhões no 4TRI24