Conecte-se conosco

Política

O que é o e-CAC? Conheça essa plataforma da Receita Federal

Você sabe o que é o e-CAC? Se você não conhece, venha entender melhor o que você pode fazer nessa plataforma da Receita Federal.

Publicado

em

O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, conhecido popularmente como e-CAC, é uma plataforma criada pelo Governo Federal com o intuito de facilitar a interação entre os contribuintes e a Receita Federal. Ou seja, esse é um serviço prestado de forma virtual que visa solucionar os problemas relacionados à comunicação entre o cidadão e a Receita Federal. Desse modo, percebe-se que o Governo Federal do Brasil vem se modernizando com o passar do tempo.

Leia também: Restituição do IR já está disponível no site da Receita Federal

Aliás, muitos especialistas apontam que esse “boom” da digitalização das coisas está atrelado intimamente à dinâmica que foi gerada pela Covid-19, acelerando esse processo de informalização de dados drasticamente. Por conseguinte, é fundamental destacar as principais funcionalidades do e-CAC. Nesse sentido, o sistema permite fazer a checagem de eventuais pendências na declaração do cidadão referente ao Imposto de Renda, bem como auxilia na checagem da situação de sua empresa, caso você possua uma, junto à legislação vigente.

Destarte, para fazer o uso da plataforma, é necessário entrar no portal do sistema, que você encontra facilmente na internet. Por conseguinte, será gerado um código de cadastro, então, se você tiver um certificado digital, poderá usá-lo nesse momento.

Além disso, esse código é uma forma de Token que tem um prazo de 24 horas de validade. Caso o acesso esteja sendo feito por uma pessoa física, serão necessários os seguintes documentos: CPF; data de nascimento; e número do recibo das últimas duas declarações do Imposto de Renda. Portanto, o e-CAC possibilita uma comunicação melhorada entre o cidadão e a Receita Federal.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS