Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Você sabe o que é demissão silenciosa?

A demissão silenciosa pode ser muito conhecida pelos trabalhadores, mas de fato muita gente não sabe se a empresa pode agir assim.

Publicado

em

demissão

A demissão silenciosa pode ser muito conhecida pelos trabalhadores, mas de fato muita gente não sabe se é certo a empresa agir assim no Brasil. Há leis que protegem os trabalhadores brasileiros que impeçam algumas ações por parte de seus empregadores.

O mercado de trabalho sempre está sujeito a alterações e transformações que podem modificar todo o ambiente de trabalho. As alterações podem ser num determinado local específico ao se tratar de um país ou quando é proveniente de um aspecto global, atingindo outros países.

Para isso, um dos últimos conceitos que apareceram no mercado de trabalho foi a demissão silenciosa e muita gente não sabe o que isso significa. Por isso, vamos explicar.

A demissão silenciosa

Antes de tudo, faz-se necessário explicar que esse tipo de demissão ganhou uma popularidade muito alta internet durante as últimas semanas. Essa expressão vem do inglês, “quiet quitting” e existem diversas causas que expliquem esse fenômeno.

O “quiet quitting” se baseia em um determinado comportamento por parte do trabalhador, que deseja fazer apenas o mínimo necessário para que o trabalho seja realizado.

O comportamento passa a ser notório através de algumas ações conscientes e intencionais de que o trabalho é apenas fazer o mínimo previsto. Então, não se trata de uma demissão do emprego, mas sim de atitudes realizadas pelo trabalhador de que só deseja fazer o que for necessário para o cargo.

O fenômeno pode ter diversas origens e, por exemplo, a desmotivação do ambiente de trabalho, o estresse excessivo, estava mental dos funcionários, empregadores que possuem dificuldades em que reconhecer o trabalho alheio e seus devidos talentos cooperam para que a demissão silenciosa esteja em andamento.

No Brasil, se o funcionário forçar a situação e exceder os limites, poderá ser demitido por justa causa. Por isso, também há leis que protegem os empregadores em situações como estas.

Empresas também podem agir assim?

Quando a resposta de agir intencionalmente parte da empresa, como será? A empresa pode passar a adotar comportamentos que forçam a saída do funcionário.

Nos EUA, pode acontecer em muitas empresas que tratam com indiferença funcionários que ocupam o mesmo cargo, reduzindo o salário e a carga horária.

No Brasil, ao contrário dos EUA, esta situação poderá ser considerada assédio moral e o trabalhador tem a chance de buscar os seus direitos na Justiça.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS