Conecte-se conosco

Curiosidades

Você sabe o que é ‘placa delete’? Conheça a moda entre os motoristas

A lei pode definir quais acessórios são permitidos em veículos automotores, e a ‘placa delete’ também precisa ser autorizada pelo Contran.

Publicado

em

Detran alerta: Atenção para diferenças para quem vai tirar CNH pela primeira vez

A tendência de agora, entre os motoristas, é o dispositivo que pode ficar fixado ao carro por meio de imãs magnéticos. Você sabia? Este item tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros.

É um acessório usado para que a placa original do carro possa ser retirada sem a necessidade de outras ferramentas, o que deixa o visual do carro um pouco mais agradável e atrativo.

Não é novidade que muitos motoristas prefiram aderir novos acessórios ao carro, inovando o modelo fabricado. Alguns destes acessórios podem ser proibidos por lei, como o insufilm que precisa estar dentro dos padrões estabelecidos para os vidros do carro.

Agora, a ‘placa delete’ está entre nós e é a moda do momento. O que ainda não se sabe se está dentro dos padrões estabelecidos pela lei, mas muitos motoristas já aderiram.

A placa delete permanece junto ao veículo por meio de ímãs magnéticos, diferente do modelo tradicional da placa do carro que utilizam até mesmo parafusos. Por ser de ímã, o objeto pode ser fácil de remover a placa que fica à frente do carro e a placa que fica atrás se o motorista desejar, é claro, aderir à moda.

O objeto tem sido vendido em muitos sites e em lojas de comércio eletrônico, ganhando cada vez mais visibilidade para quem gosta do que é diferente.

A placa delete é proibida por lei?

A Resolução n° 969 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) não prevê nenhuma irregularidade neste tipo de objeto, pois não consta nada específico sobre como as placas precisam estar presas ao veículo. No entanto, não é permitido dirigir sem que a placa do carro esteja fixada da forma correta.

Assim, não é proibida a forma alternativa de fixar a placa, mas caso a placa saia do lugar mesmo sem a intenção do motorista, será aplicada uma multa.

Os meses de janeiro a maio foram intensos para o Detran de São Paulo. Foram aplicadas 4.900 multas a motoristas que estavam dirigindo sem a placa do carro; em 12 meses de 2021, foram realizados 6.583 registros como estes.

Dirigir sem a placa no lugar (na frente e atrás) é previsto como infração gravíssima, arriscando perder pontos na CNH e multa de R$ 293,47.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS