Conecte-se conosco

Economia

Você sabe o que é uma dívida caducada? Veja o que o termo significa

Você já ouviu o termo “caducar”, mas conhecem o seu significado? Saiba quando uma dívida caduca e se isso é benéfico ou não.

Publicado

em

Cobrança de dívidas

Você já deve ter ouvido o termo “caducar”, mas talvez não conheça o seu significado. Sabe o que quer dizer uma dívida caducada? Essa expressão é constantemente usada para dar a entender que um débito “deixou de existir”, contudo essa não é a definição mais correta. As pendências não somem do Serviço de Proteção de Crédito (SPC).

Muitos brasileiros acreditam que se cinco anos se passam desde a notificação da dívida, ela simplesmente deixa de existir, o que leva o nome da pessoa a ficar limpo novamente. Na realidade, isso não acontece dessa forma. Uma conta não paga não simplesmente “desaparece”. É preciso entender o processo que leva uma dívida a caducar.

As dívidas antigas vencem?

Não importa quanto tempo se passe. Elas não sumirão até que sejam negociadas e devidamente pagas. Em outras palavras, só para deixar claro, a única forma de uma dívida deixar de existir é sendo paga. Mesmo que você tenha o “nome limpo”, é possível que encontre pendências no Serviço de Proteção de Crédito. Isso faz com que seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) fique ligado aos registros desses débitos no Banco Central.

Desse modo, caso não queira ter quaisquer restrições em seu nome, saiba que é possível procurar os serviços de renegociação fornecidos pelo SPC. Para ter acesso a essas opções, basta se cadastrar no site da Serasa. Tendo em vista que essa parte ficou clara, podemos seguir em frente e analisar o que significa ter uma dívida caducada.

A minha pendência pode ter caducado?

Após cinco anos de existência e notificação da dívida, ela não mais constará no site da Serasa. O nome do consumidor será “limpo” pelo SPC, contudo estar com o nome limpo não é sinônimo de estar livre de débitos.

A partir do momento que essa dívida caduca, ou seja, expira porque esse tempo passou, é proibido que o cliente seja constrangido com cobranças, principalmente de formas agressivas. Isso não quer dizer que o prestador de serviço não possa cobrar, pois ainda é possível entrar em contato de forma direta, pelo contato do devedor, por exemplo.

Deixar seu nome livre de restrições após a pendência completar 5 anos pode te trazer problemas, principalmente com instituições bancárias e financeiras que conseguem consultar as dívidas dos clientes nos registros do Banco Central, um espaço de onde a sua dívida nunca irá “sumir”.

Claro, após ela ser devidamente paga, nada nesse contexto poderá te afetar em transações futuras.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS