Saúde
Alimentos X Alergias: Saiba Quais Vilões do Dia a Dia Podem Atacar!
A goiana Thais Medeiros se surpreendeu com uma reação alérgica por alimento que não imaginava. Entenda o caso e veja como a alergia aparece.
A jovem Thais Medeiros de Oliveira, de Anápolis (GO), encontra-se em estado grave no hospital após ter cheirado um vidro de pimenta-bode em conserva, o que desencadeou um quadro de asma grave e uma parada cardiorrespiratória. Casos de reação alérgica à pimenta são raros, como o caso da jovem.
Há quase um mês internada, Thais foi submetida a sedação, intubação e ventilação médica. Segundo avaliação da equipe médica da Santa Casa de Anápolis, onde está internada, a jovem deve ter sofrido uma grave lesão neurológica.
O neurocirurgião Felipe Mendes, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, explicou ao Terra que essa expressão é utilizada quando diversas regiões do cérebro, onde há grande quantidade de neurônios, são comprometidas.
Isso pode resultar, por exemplo, em impactos na fala, na movimentação e no estado de alerta, responsáveis pela capacidade de reagir a estímulos. Conforme a nutricionista Renata Brasil, esses casos são classificados como reações a especiarias.
No entanto, muitos episódios suspeitos de serem reações alérgicas são, na verdade, de intolerância. Renata ressalta a importância de distinguir reações alérgicas, mediadas por anticorpos verdadeiros e podem apresentar graves riscos à saúde, de reações de intolerância.
Os alimentos que mais despertam crises alérgicas nas pessoas são:
- Castanhas;
- Coja;
- Aditivos e conservantes alimentares;
- Ovo;
- Leite de vaca;
- Peixe e frutos-do-mar;
- Trigo, aveia e centeio;
- Amendoim.
Principais reações alérgicas
Segundo a nutricionista, as reações alérgicas mais comuns incluem formigamentos na língua e manifestações cutâneas na região da boca e do rosto, como erupções cutâneas e “bolinhas” ao redor da boca.
Ela enfatiza que os casos mais graves podem ocorrer imediatamente após o contato com o alérgeno ou algumas horas depois e apresentam-se de duas formas.
Pode aparecer como inchaços e problemas respiratórios ou gastrointestinais, como vômitos, dores abdominais e coceira, ou como um edema de glote, caracterizado por inchaço na garganta que pode obstruir o fluxo de ar.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp