Agronegócio
Você sabia? Pedra de fel de bois vira item de luxo e atrai criminosos
Ladrões conseguiram fugir com cerca de 2,7 quilogramas de cálculos biliares, que são comumente utilizados na medicina oriental para o tratamento de doenças respiratórias.
Todo mundo sabe que a carne bovina é bem valiosa, até porque as pessoas se alimentam disso, e não é tão diferente com o casco e o couro dos bois. Porém, você sabia do alto valor das pedras biliares bovinas?
É isso mesmo que você leu. As pedras da vesícula biliar dos bovinos têm um valor completamente significativo. Elas podem valer tanto que três indivíduos realizaram um assalto a uma empresa de exportação no interior de São Paulo para roubar 2,7 quilos desse produto, conhecido como pedra de fel.
Foto: Megacurioso
Entenda como tudo aconteceu
O assalto ocorreu na manhã do dia 19 de setembro, na rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), em Barretos. Conforme relatado pela Delegacia de Investigações Gerais do Município, o conteúdo roubado está avaliado em R$ 2 milhões, de acordo com informações da Folha de São Paulo.
Segundo o delegado Daniel do Prado Gonçalves, em entrevista à reportagem, os criminosos estavam em um veículo que bloqueou o carro da empresa de exportação. Segundo afirmado pelo delegado, os assaltantes conseguiram fazer a abordagem porque um dos funcionários estava fumando com o vidro abaixado.
O delegado conta que os assaltantes entraram no veículo e forçaram o motorista da exportadora a conduzi-los até um canavial, onde as vítimas foram amarradas. Além das pedras biliares, que valem um valor bem alto, os criminosos conseguiram ainda levaram celulares e aproximadamente R$ 2 mil em espécie.
Depois de um tempo, uma das vítimas conseguiu se soltar usando um canivete e soltou os outros também. Entre as vítimas do assalto, havia dois empresários chineses que estavam na região do interior de São Paulo justamente para avaliar as pedras.
O carro em que as vítimas estavam também foi abandonado no canavial e todos conseguiram chegar até uma delegacia.
Mas, é aí que entra a questão para quem é leigo: por que as pedras de fel são tão valiosas? Acontece que esse produto não é facilmente encontrado, o que lhe confere um alto valor de mercado. Além disso, as pedras de fel bovino são usadas na medicina oriental para tratar doenças respiratórias.
As empresas que lidam com o comércio dessas pedras geralmente fazem através de empresas de transporte de valores. A polícia de São Paulo suspeita que se trata de uma quadrilha especializada nesse tipo de produto, que possivelmente já tinha um mercado clandestino previamente planejado para vendê-lo.
Até o momento, ninguém foi preso pelo assalto ainda e nem as pedras foram recuperadas. Não é tão comum, mas acontece de quadrilhas roubarem pedras de fel em Barretos, devido à grande concentração de frigoríficos na região.
-
Tecnologia9 horas atrás
Esvaziar a lixeira do seu Samsung libera espaço na memória do celular: veja como fazer
-
Tecnologia1 dia atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Economia2 dias atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?
-
Empresas2 dias atrás
Crise! Após decretarem falência, empresas de saúde fecham as portas
-
Finanças2 dias atrás
Moeda do garimpeiro: peça perdida na gaveta pode encher seu bolso
-
Tecnologia1 dia atrás
Hackers usam inteligência artificial para sofisticar ataques cibernéticos
-
Tecnologia2 dias atrás
3 códigos secretos de celulares Xiaomi para testar – 2 para evitar a todo custo
-
Economia1 dia atrás
Estamos vivendo menos? Pessoas nascidas hoje podem não viver até os 100 anos