Conecte-se conosco

Saúde

Você sabia que existe uma síndrome que faz você comer objetos não comestíveis? Veja

Conheça a síndrome que leva pessoas a comer coisas que não são comestíveis e que pode levar a vários problemas de saúde.

Publicado

em

A Síndrome de Pica, nome popular da alotriofagia, é uma compulsão que pode levar a muitos problemas de saúde. É um transtorno que leva a pessoa a querer comer coisas que não são comestíveis.

Isso pode ser um grande problema, já que nem sempre essas coisas são atóxicas e, por isso, esse hábito pode causar vários malefícios à saúde.

Com sintomas persistentes, geralmente, a síndrome de Pica ocorre em pessoas com altos níveis de ansiedade e estresse, mas também é muito comum em grávidas.

Apesar das diversas causas, normalmente, a síndrome está associada aos baixos níveis de ferro e de eletrólitos como o cálcio no sangue, levando a pessoa a comer compulsivamente coisas como cinzas de cigarro, cera, sujeira, poeira e, até mesmo, fezes.

Em mulheres grávidas, essa prática se torna comum devido a esse desequilíbrio de cálcio e ferro, por causa da maior demanda nutricional para o feto. Além desse grupo, as pessoas com alto estresse e com restrições como fome e desnutrição podem ser acometidas pelo transtorno.

Além do hábito de ingerir essas coisas não comestíveis, a síndrome de Pica pode ser diagnosticada por exames de urina e fezes, além de exames de raios-X.

O tratamento pode se dar por meio de ensinamentos usando exemplos leves do transtorno para ensinar bons hábitos e evitar a má alimentação. Pode ser feito um estímulo de melhora do seu comportamento, mudando as estratégias para lidar com as consequências dessa prática.

Ainda é possível realizar o tratamento por meio de reforço diferencial, incentivando a realização de outras atividades e comportamentos.

É sempre importante quem estiver perto observar se uma pessoa está com esse comportamento de comer coisas não comestíveis e que possam também prejudicar sua saúde.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS