Saúde
Você sempre quer agradar? Descubra como isso afeta sua autoestima
Muitas pessoas, especialmente mulheres, sentem a necessidade de agradar aos outros e costumam dizer ‘sim’ para tudo, exceto para si mesmas.
Com certeza, você conhece uma amiga próxima ou até mesmo uma conhecida que sente a necessidade de agradar a todos e costuma dizer “sim” para tudo. É igualmente certo que possivelmente essa pessoa encontre-se frequentemente exausta devido a todos esses “sins” que ela oferece ao mundo, mas raramente a si mesma.
Talvez essa amiga seja você mesma, e você esteja vivenciando a chamada “síndrome de boazinha”. Essa síndrome se refere à pessoa que precisa de aprovação a todo momento, tem dificuldade de dizer “não” e só acumula tarefas, mesmo já estando no seu limite, e evita conflitos a todo custo, visto que ela não quer correr o risco de não ser amada.
Os principais prejuízos para si
No início, a pessoa que sofre com a “síndrome de boazinha” pode não perceber os prejuízos, mas, com o tempo, eles se tornam visíveis no modo como o individuo se comporta no dia a dia.
À medida que essa necessidade de agradar aos outros e dar mais do que pode se prolonga, o desgaste resultante pode levar ao desenvolvimento de estresse crônico e diminuição da autoestima.
Em casos mais graves, a pessoa pode desenvolver quadros de depressão e ansiedade devido a uma série de questões que a sobrecarregam, mesmo que ela opte por não compartilhar, com receio de incomodar. Por isso, é muito importante impor limites nas relações e saber dizer “não”, quando for necessário.
Aprenda a dizer ‘não’ para os outros e ‘sim’ para si mesma
Não é errado dizer “não” quando você já está carregando um fardo muito grande nas costas ou atolada de compromissos profissionais.
O “não” que a gente diz para o mundo é o “sim” que dizemos para nós mesmas. Seja sincera em suas relações e firme nas suas decisões. Não tenha medo de demonstrar confiança nas suas respostas.
Não há nada de errado em pedir ajuda, e trabalhar o autoconhecimento é muito importante durante esse processo. Por isso não tenha medo de ser vulnerável nem de recusar propostas que não fazem sentido para você. Busque sua própria felicidade.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio24 horas atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos22 horas atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção