Conecte-se conosco

Saúde

Você sempre quer agradar? Descubra como isso afeta sua autoestima

Muitas pessoas, especialmente mulheres, sentem a necessidade de agradar aos outros e costumam dizer ‘sim’ para tudo, exceto para si mesmas.

Publicado

em

Com certeza, você conhece uma amiga próxima ou até mesmo uma conhecida que sente a necessidade de agradar a todos e costuma dizer “sim” para tudo. É igualmente certo que possivelmente essa pessoa encontre-se frequentemente exausta devido a todos esses “sins” que ela oferece ao mundo, mas raramente a si mesma.

Talvez essa amiga seja você mesma, e você esteja vivenciando a chamada “síndrome de boazinha”. Essa síndrome se refere à pessoa que precisa de aprovação a todo momento, tem dificuldade de dizer “não” e só acumula tarefas, mesmo já estando no seu limite, e evita conflitos a todo custo, visto que ela não quer correr o risco de não ser amada.

Os principais prejuízos para si

No início, a pessoa que sofre com a “síndrome de boazinha” pode não perceber os prejuízos, mas, com o tempo, eles se tornam visíveis no modo como o individuo se comporta no dia a dia.

À medida que essa necessidade de agradar aos outros e dar mais do que pode se prolonga, o desgaste resultante pode levar ao desenvolvimento de estresse crônico e diminuição da autoestima.

Em casos mais graves, a pessoa pode desenvolver quadros de depressão e ansiedade devido a uma série de questões que a sobrecarregam, mesmo que ela opte por não compartilhar, com receio de incomodar. Por isso, é muito importante impor limites nas relações e saber dizer “não”, quando for necessário.

Aprenda a dizer ‘não’ para os outros e ‘sim’ para si mesma

Não é errado dizer “não” quando você já está carregando um fardo muito grande nas costas ou atolada de compromissos profissionais.

O “não” que a gente diz para o mundo é o “sim” que dizemos para nós mesmas. Seja sincera em suas relações e firme nas suas decisões. Não tenha medo de demonstrar confiança nas suas respostas.

Não há nada de errado em pedir ajuda, e trabalhar o autoconhecimento é muito importante durante esse processo. Por isso não tenha medo de ser vulnerável nem de recusar propostas que não fazem sentido para você. Busque sua própria felicidade.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS