Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Você tem direito à PLR? Entenda como funciona a participação nos lucros da empresa

Medida é um incentivo financeiro oferecido pelas empresas, regulamentado pela Lei 10.101/2000.

Publicado

em

No fim do ano, muitos trabalhadores brasileiros aguardam ansiosamente pelo 13º salário, mas há outro benefício que algumas empresas oferecem: a Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Este bônus, que pode ser igual ou superior ao salário mensal, destaca-se como uma interessante compensação financeira. Assim como o 13º, a PLR é uma forma de premiar o desempenho dos funcionários ao longo do ano.

O conceito de PLR surgiu na década de 1990 justamente para remunerar os resultados dos trabalhadores, com destaque para o setor bancário.

Em 1995, esse benefício foi formalmente instituído como direito dos empregados, sendo posteriormente regulamentado pela Lei 10.101/2000.

A inclusão desse incentivo nas convenções coletivas de trabalho fortalece sua aplicação nos diversos setores.

O pagamento da PLR é uma boa forma de manter bons profissionais sempre motivados – Imagem: Pixabay/reprodução

Como é concedida a PLR

A PLR não se integra ao salário, portanto, não incide encargos trabalhistas como FGTS ou férias. A empresa pode definir dois tipos de pagamento: um valor fixo para todos os empregados ou proporcional ao salário e cargo de cada um. Essa quantia pode ser paga de uma só vez ou dividida em duas parcelas, com intervalo de até três meses.

Todos os trabalhadores com carteira assinada, sejam temporários ou em período de experiência, têm direito ao benefício.

No caso de demissão sem justa causa ou por pedido do funcionário, o pagamento será proporcional aos meses trabalhados. Estagiários, entretanto, não têm direito à PLR devido à natureza do seu contrato.

O caráter opcional do benefício

A adesão à PLR não é obrigatória para as empresas, mas representa uma estratégia eficaz para motivar, atrair e reter talentos.

Ao vincular parte da remuneração aos resultados da empresa, os funcionários se sentem mais engajados e produtivos, o que pode resultar em melhores índices de performance.

Por tudo que representa, a Participação nos Lucros e Resultados é uma ferramenta valiosa tanto para empresas quanto para trabalhadores.

Enquanto as empresas que optam por oferecer a PLR colhem benefícios em termos de engajamento e retenção de talentos, os funcionários veem seus esforços recompensados de maneira direta e significativa.

Formado em História e em Tecnologia de Recursos Humanos. Apaixonado pela escrita, hoje vive o sonho de atuar profissionalmente como Redator de Conteúdo para Web, escrevendo artigos, em diversos nichos e formatos diferentes.

Publicidade

MAIS ACESSADAS