Automobilística
Volkswagen inova em novo volante com luzes de seta
De acordo com as informações reveladas pelo site CarBuzz, a peça em si se assemelha a um volante tradicional que conhecemos atualmente: Redondo, com o cubo e o logotipo da marca alemã ao centro.
Entretanto, o diferencial reside nos comandos estrategicamente posicionados no aro do volante, tornando mais acessível o acionamento de várias funções, como as luzes de seta, por exemplo.
As patentes mostram que esses controles montados no aro do volante podem se apresentar de diferentes formas, podendo ser físicos, sensíveis ao toque ou até mesmo uma combinação entre ambos.
A quantidade de comandos também pode variar, desde poucos em uma versão básica até muitos em modelos mais sofisticados e caros. Essa mudança representa uma transição em direção a interiores automobilísticos mais minimalistas no futuro.
Conforme a Volkswagen explica, esse novo conceito de volante tem o objetivo de centralizar diversas funções automotivas em um único dispositivo, permitindo que o motorista mantenha as mãos no volante durante todo o trajeto e evitando distrações com controles espalhados pelo painel do carro.
Uma característica interessante desse volante é a diferenciação dos controles primários e secundários, que se encontram, respectivamente, à esquerda e à direita do volante. Ao acionar um controle primário, como, por exemplo, os faróis, os demais botões do mesmo lado também se iluminam, revelando outras opções correspondentes.
Foto: Escritório Alemão de Marcas e Patentes/Reprodução
Essa abordagem visa facilitar o acesso às funcionalidades do veículo sem exigir que o condutor desvie os olhos do volante. Além disso, mais de um controle primário pode ser combinado para ampliar a variedade de funções disponíveis.
Segundo a Volkswagen, esse projeto traz três principais vantagens: mantém a atenção do motorista no volante, possibilita aos designers a criação de diferentes layouts de volante e também resulta em economia de custos de desenvolvimento e produção.
Com os controles de luzes, controle de cruzeiro e computador de bordo integrados ao volante, não é mais necessário criar controles adicionais para essas funções em outras partes do veículo.
Foto: Volkswagen/Divulgação
Isso representa uma vantagem para modelos mais luxuosos e esportivos, como o Porsche 911, por exemplo, que podem desligar o controle de tração sem a necessidade de tirar as mãos do volante.
Apesar da aposta no avanço tecnológico e na inovação, a remoção de botões físicos pode ser desafiadora, como visto no caso da Volkswagen, que precisou remover alguns controles táteis da nova geração do SUV Tiguan após solicitações de clientes.
Foto: Escritório Alemão de Marcas e Patentes/Reprodução
Em última análise, essa é uma tentativa da montadora de reinventar a interface de usuário dos carros e proporcionar aos condutores uma experiência única e inédita, ao mesmo tempo, em que segue as diretrizes de segurança e praticidade.
Com base nas patentes publicadas, é possível perceber que a indústria automobilística está constantemente se esforçando para incorporar as mais recentes tecnologias e tornar a condução mais intuitiva e agradável, antecipando um futuro com interiores de carros cada vez mais avançados e minimalistas.
Resta aguardar para ver como os motoristas receberão essa inovação proposta pela Volkswagen.
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