Conecte-se conosco

Tecnologia

Waze contra Google Maps: Quem reinará no mundo da navegação?

Publicado

em

Os celulares ocupam hoje uma função primordial na vida cotidiana. A concentração de recursos e aplicativos com funções variadas faz desses dispositivos verdadeiros companheiros do ser humano.  

Um dos recursos mais utilizados, especialmente por quem dirige ou se locomove por cidades desconhecidas, é o de geolocalização. Graças a aplicativos como Waze e Google Maps, tudo ficou mais fácil.  

Antes da existência dessas alternativas, era preciso recorrer a mapas físicos e aparelhos GPS. Hoje, os dados e informações necessárias estão na palma da mão, e com inúmeras opções de navegação.  

O Waze e o Maps não são as únicas opções existentes, mas são, com certeza, as mais utilizadas que batem de frente na briga pela concorrência. Entre um e outro, sempre fica a pergunta: qual é a melhor opção?  

Melhor aplicativo para você

De antemão, adiantamos que essa resposta depende do seu desejo de navegação e se as funcionalidades atendem os anseios do usuário. A decisão, portanto, pode partir de uma perspectiva muito pessoal.  

Os dois aplicativos têm a mesma função de navegação e possuem, até mesmo, recursos parecidos. Fora isso, os dois foram desenvolvidos pelo Google, mas, ainda assim, existem algumas diferenças que devem ser consideradas.

Diferenças

O Waze é conhecido e famoso pela sua abordagem de comunidade, pois existe uma colaboração entre os usuários. Eles podem fornecer informações em tempo real sobre o trânsito, condições climáticas, acidentes na pista e muito mais.  

Esse detalhamento de dados pode auxiliar bastante durante o trajeto, na busca por um caminho melhor e menos congestionado. As pessoas que se conhecem e navegam na plataforma também podem socializar entre elas.

O Google Maps, por sua vez, tem uma abordagem mais complexa. Ele oferece uma quantidade maior de serviços e recursos, como dados dos estabelecimentos comerciais ao longo do caminho e até sobre os meios de transporte público. Com isso, além dos motoristas de carro, ele acaba atingindo o interesse de um público maior.

Decisão

A decisão final depende muito das intenções de cada usuário. Vale a pena experimentar e testar as duas plataformas para ver qual melhor se adapta ao seu objetivo.  

Se a ideia é ter uma plataforma mais simples que foca no trânsito, o Waze é uma boa escolha, além de ser detalhado e com uso bastante intuitivo. Mas se você busca por informações mais complexas, com recursos extras, o Google Maps é a melhor opção.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS