Conecte-se conosco

Tecnologia

WhatsApp: nova função vai ajudar novos membros a acompanhar conversas

Ferramenta reveladora coloca novos integrantes de grupos por dentro da conversa, com envio das mensagens trocadas nas últimas 24 horas.

Publicado

em

O WhatsApp começou a testar um novo recurso que permite que novos integrantes de grupos visualizem as mensagens antigas, enviadas nas últimas 24 horas. Ou seja, são mensagens que foram trocadas antes de eles ingressarem na conversa.

O recurso tem sido visto como uma alternativa para que as pessoas fiquem por dentro dos assuntos mais recentes e não entrem no grupo sem saber ao certo onde está a conversa ou o que vinha sendo dito, até então, pelos demais participantes.

O experimento foi descoberto pelo site especializado WABetaInfo. O teste está sendo realizado na versão beta 2.23.18.17 do aplicativo WhatsApp para Android.

Necessidade de habilitação

De acordo com o portal, no entanto, essa ferramenta não será automática. Para que um novo integrante tenha acesso às mensagens antigas do grupo, será necessário que um administrador do chat habilite o recurso previamente.

A função vem sendo chamada pelo WhatsApp de “Compartilhando histórico recente”, e a ativação é simples, podendo ser feita diretamente nas configurações do aplicativo.

Vale destacar que a criptografia de ponta a ponta será mantida, mesmo no caso das mensagens recuperadas. Elas seguirão protegidas, apesar do envio automático de tudo que foi escrito e compartilhado nas últimas 24 horas.

Nova chave a cada envio

Em linhas gerais, essa continuidade da proteção significa que uma nova chave de criptografia será gerada para as mensagens anteriores sempre que elas forem entregues ao aparelho de um novo participante do grupo.

Isso faz com que elas permaneçam protegidas contra acessos remotos e só possam ser decifradas ou lidas por quem as recebe e está inserido na conversa.

De acordo com as informações divulgadas até o momento, não ficou claro se o novo recurso permitirá o envio apenas de mensagens de texto ou se também incluirá fotos, vídeos, gifs e figurinhas compartilhadas. A mesma dúvida se aplica para o caso de arquivos temporários.

Como a novidade está em fase de testes, o WhatsApp não se pronunciou sobre o caso, tampouco divulgou uma data de quando ela será disponibilizada para todos os usuários da plataforma. Resta-nos aguardar!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS