Tecnologia
WhatsApp: Novos recursos lançados em 2021 e o que está por vir
Com novidades, mensageiro manteve posição de destaque no segmento de tecnologia em comunicação, sobretudo em terras brasileiras.
O WhatsApp apresentou ao mundo novas funcionalidades no decorrer de 2021. Isso fez com que o mensageiro mantivesse uma posição de destaque no segmento de tecnologia em comunicação, sobretudo em terras brasileiras – o número de usuários no país ultrapassa a marca dos 100 milhões.
Leia mais: Proposta de 13º salário em dobro pode ser aprovada pelo presidente
No quesito funcionalidades, o aplicativo de mensagens instantâneas passou a oferecer uma plataforma de vendas sem que isso afetasse sua função primordial, que é o de enviar e receber mensagens. A partir de agora, o app está mais funcional para quem deseja comprar e vender sem perder o contato com os amigos e familiares.
Todos os recursos do WhatsApp liberados em 2021
Veja a seguir algumas outras funções liberadas pelo aplicativo este ano e o que pode vir por aí:
- Possibilidade de arquivamento permanente de conversas, incluindo chats de grupos.
- Opção de enviar mensagens, fotos e vídeos autodestrutivos pelo aplicativo. Além da opção de envios que somem após determinado período (de 24h a sete dias), há ainda os arquivos que somem sozinhos após serem vistos uma única vez.
- Reestreia do WhatsApp Pagamentos, função que permite o envio e recebimento de dinheiro pelo mensageiro.
- Opção de acelerar áudio, com possibilidade de colocar as faixas em velocidades 1,5x ou até 2x maior. Isso possibilita que o usuário confira o conteúdo da mensagem em até metade do tempo original.
- Envio de fotos em alta qualidade. A opção possibilita que seja escolhido o arquivo com a melhor resolução possível, por exemplo, incluindo imagens de internet.
- Melhoria no WhatsApp Business, braço do mensageiro com foco em empresas. Uma delas foi a tela de “Informações de Contato” de contas empresariais, que passou a dar mais destaque para o catálogo de produtos.
- Permissão para silenciar vídeos, principalmente quando o foco do conteúdo é a imagem e não o áudio, que pode estar danificado ou com muito barulho ao redor.
- Capacidade de conexão em múltiplos dispositivos. O recurso ainda está em fase evolutiva, porém, na prática, ela permite que o usuário utilize o WhatsApp para desktop ou web sem precisar de conexão com o celular.
- Novidades visuais, como cores novas, sem linhas que dividem cada chat na tela inicial, além de notificações mais discretas.
- Backup criptografado com tecnologia de ponta. Na prática, isso significa que mesmo que tiver acesso aos arquivos de mensagens não conseguirá decodificar o conteúdo armazenado.
E as novidades? Em relação à evolução do WhatsApp, alguns lançamentos já estão em construção, podendo sair a qualquer momento. Uma delas é a opção de enviar uma imagem como sticker (figurinha) diretamente pelo mensageiro.
Já outra em desenvolvimento mostra que um novo WhatsApp pode sair para desktop Windows e macOS tendo como base a Plataforma Universal do Windows (UWP). Por último, outra mais polêmica promete “cutucar” o rival Telegram, na criação de um bate-papo focado em comunidades maiores, com direito inclusive a subgrupos.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho13 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking