Conecte-se conosco

Mundo

Wikipédia na mira do governo russo; Entenda!

O wikipedia está na mira do governo russo. Entenda o que está ocorrendo entre a empresa e o governo de Putin; Leia mais!

Publicado

em

Por mais que não esteja em alta na mídia, como nos dias próximos ao 24 de fevereiro de 2022, o conflito no leste europeu entre Rússia e Ucrânia continua ocorrendo, deixando muitas pessoas em situações difíceis.

Veja também: Relatório da Microsoft aponta ataques de hackers oriundos da Rússia

Nesse sentido, com a finalidade de tentar controlar o modo como algumas plataformas na internet estavam retratando a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o governo russo passou a estabelecer diversas leis que proibiam qualquer pessoa de chamar o conflito de guerra ou invasão.

Desse modo, mais recentemente, a Wikipédia vem sofrendo ataques oriundos do governo russo. Em síntese, o regulador russo das comunicações, Roskomnadzor, deu uma declaração de que o país possui a intenção de penalizar os responsáveis pela página, a Wikimedia Foundation, por adicionar em sua plataforma “materiais proibidos”, acerca da invasão da Rússia a Ucrânia.

Dessa maneira, o governo russo vem alegando que a Wikimedia Foundation violou as leis na Rússia, propagando matérias falsas e maliciosas.

No entanto, é importante deixar claro que os acusadores são os invasores, ou seja, não sabe-se até que ponto essas acusações possuem, efetivamente, o objetivo de ocultar provas da guerra. Dessa maneira, de acordo com o Roskomnadzor, os links da Wikipedia serão acompanhados por avisos destinados aos internautas que existem violações naquela página contra o governo russo.

Destarte, é importante deixar claro que no mês de junho, a Wikimedia Foundation teve que recorrer a uma decisão de um tribunal de Moscovo que havia multado a companhia em 5 milhões de rublos, cerca de 88,3 mil euros, por recusar-se a remover artigos que falavam sobre invasão da Rússia a Ucrânia.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS