Conecte-se conosco

Tecnologia

Xbox em qualquer tela: Microsoft criará loja de games em todos os celulares

Empresa quer bater de frente com a concorrência e disponibilizar o catálogo de games nos smartphones, a partir de uma loja própria de apps.

Publicado

em

microsoft

A disputa de mercado pela venda de aplicativos para dispositivos móveis promete se acirrar em um futuro próximo. A Microsoft, uma das gigantes do setor de tecnologia, divulgou um projeto que deve colocá-la diante das concorrentes.

Depois que Apple e Google criaram uma espécie de “duopólio” na distribuição de softwares por meio das lojas de apps, a Microsoft planeja entrar na briga. A empresa deseja criar uma loja própria focada em jogos para celulares.

Para colocar esse projeto em prática, ela deverá se apoiar na regulamentação criada pela União Europeia. Em entrevista ao jornal Financial Times, o chefe de jogos da Microsoft, Phil Spencer, explicou que a Lei de Mercado Digital da Europa pode ajudar a big tech a tornar realidade a própria loja de apps.

As regras da nova lei entrarão em vigor em março de 2024 e permitirão que empresas tenham as próprias plataformas de aplicativos em iPhones e Android.

Xbox para todos

Os planos ambiciosos da Microsoft, com certeza, devem agradar os fãs de games. Isso porque um pequeno spoiler dado por Spencer já exemplifica a dimensão do projeto.

Queremos oferecer nosso conteúdo Xbox e de parceiros terceirizados em qualquer tela onde a pessoa queira jogar“, anunciou o executivo.

A ideia da empresa é propiciar um cenário em que os dispositivos estejam abertos para ter apps de diferentes fontes confiáveis. O conteúdo da lei europeia estabelece que Apple e Google abram os sistemas para outras companhias.

Problema no passado

A Microsoft já enfrentou problemas com a Apple, por exemplo, em razão do aplicativo Xbox Cloud Gaming. A criadora do iPhone exigia que os usuários baixassem os jogos, individualmente.

Para contornar a imposição da concorrente, a empresa passou a sugerir, então, que os jogadores acessassem a plataforma de jogos pelo navegador Safari em iPhones e Macs.

Isso, no entanto, dificultou todo o processo para que os usuários conseguissem jogar efetivamente, já que seria muito mais simples baixar o aplicativo pela App Store.

Essas restrições impostas pela Apple foram essenciais para a formulação do novo projeto da Microsoft de criar a loja própria de jogos.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS