Conecte-se conosco

Tecnologia

🔍 'Bard': Conheça o 'Google ChatGPT' agora disponível no Brasil!

Publicado

em

O BARD é a ferramenta de IA (Inteligência Artificial) criada pelo Google para rivalizar com o já muito conhecido e popular Chat GPT. Segundo a empresa, essa nova alternativa promete ser muito mais avançada do que o concorrente e irá oferecer uma série de recursos exclusivos que não estão presentes no referido produto.

Porém, até o momento, essa novidade não estava disponível aqui no Brasil, restringindo-se apenas a alguns países de língua inglesa. No entanto, isso está prestes a mudar! Segundo fontes da própria empresa, a partir deste dia 13/07 (quinta-feira), os brasileiros também poderão usar a ferramenta.

De acordo com o Google, além de nós, mais 27 países da União Europeia (UE) terão acesso à plataforma. A companhia revelou que demorou para disponibilizar o recurso em português devido ao tempo necessário para treinar os sistemas na língua portuguesa.

Para que servirá tal experimento?

Por hora, o BARD poderá ser acessado por um endereço online específico, e a pessoa precisará obrigatoriamente possuir uma conta no Google para usá-lo. Uma vez que o acesso tenha sido feito com sucesso, aparecerá uma pequena barra de ferramentas na tela, e basta que o usuário digite os comandos para interagir com a IA.

O sistema é bastante intuitivo e não muito diferente do que já é visto no ChatGPT, então as recomendações e cuidados que valem para um também valerão para o outro. Logo, segundo os criadores, a nova IA pode responder a perguntas como:

  • “Estou indo viajar com a família, quais atividades você recomenda quando chegarmos?”
  • “Quais foram os principais fatos históricos que aconteceram no século XIX?”
  • “Resuma o seguinte texto para mim.”
  • “Ajuste essa produção textual nas normas da ABNT.”

Portanto, podemos entender o BARD como um mecanismo de busca bem mais interativo, que pode fornecer respostas apenas consoante o que já está inserido em seu banco de dados. Uma das novidades é que quando ele responde algo, também oferece a opção da pessoa completar suas buscas pesquisando o assunto diretamente no Google.

O vice-presidente global de buscas da plataforma, Bruno Possas, ainda revela que os usuários podem perguntar, inclusive, sobre as fontes usadas pelo chatbot para gerar as resoluções, que elas lhe serão tranquilamente fornecidas.

Enfim, dentre os recursos oferecidos nesta versão de testes, alguns acabam se destacando mais do que outros, mas a previsão é de que ao longo do tempo mais funcionalidades sejam anexadas. Afinal, toda tecnologia evolui com o tempo. Vejamos, então, algumas funções bem interessantes:

  • Ler respostas em voz alta: ao fazer uma pesquisa, será possível acionar o ícone de caixa de som para ouvir a resposta, um recurso muito útil para descobrir a pronúncia correta de palavras em idiomas estrangeiros.

  • Conversas recentes e fixadas: a plataforma manterá as conversas e interações salvas para facilitar o acesso e a recuperação de dados posteriormente. Assim, assuntos podem ser retomados satisfatoriamente, mesmo tendo se passado muito tempo desde sua última abordagem.

  • Possibilidade de alterar o tom de uma resposta: essa funcionalidade está disponível apenas em inglês no momento, mas permitirá que a pessoa defina como quer ser respondida. Por exemplo, será possível pedir que o chatbot escreva de uma forma mais profissional, impessoal, amorosa, etc.

  • Exportar código Python para o Replit: Os programadores de Python poderão obter exemplos de códigos pelo BARD, e eles poderão ser exportados para o Replit, um editor compatível com a atual linguagem.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS