Conecte-se conosco

Saúde

🦐 Amantes de camarão: Vocês realmente sabem o que estão comendo?

Publicado

em

O camarão é um alimento muito apreciado por muitas pessoas — muito mesmo, já que quem gosta de camarão, ama. Esse prato delicioso pode ser preparado de diversas formas e ser combinado com os mais diferentes ingredientes, formando composições verdadeiramente incríveis, surpreendentes e, claro, muito saborosas.

No entanto, há uma parte do camarão que não é recomendada para o consumo, mesmo que seja uma prática basicamente ritualística em algumas culturas, já que ela pode conter substâncias que trazem riscos à saúde de quem come: a cabeça.

Quem deu a informação foi a Agência Espanhola de Consumo, Segurança Alimentar e Nutricional (Aecosan). Foi divulgado que chupar ou comer a cabeça do camarão pode representar um risco à saúde, visto que pode conter cádmio, um metal capaz de causar danos renais, desmineralização óssea e até mesmo câncer.

Inclusive, a agência informou que, ao consumir a cabeça do crustáceo, por mais inofensivo que possa parecer, estamos ingerindo quatro vezes mais cádmio do que quando comemos o abdômen, por exemplo.

O cádmio, por sua vez, é capaz de se acumular em nosso organismo com o passar dos anos e consumo frequente de alimentos que o possuam, o que pode levar aos problemas de saúde mencionados. Alguns frutos-do-mar, como o camarão, podem ser ricos em cádmio, por isso o risco em seu consumo.

Benefícios associados ao consumo de camarão

Apesar do perigo em consumir a cabeça do camarão, existem também benefícios associados a esse alimento tão versátil e saboroso. Entre os principais pontos positivos, podemos destacar:

  • Poucas calorias: ideal para dietas de perda de peso;
  • Ricos em proteínas: auxiliam na saciedade e construção de músculos;
  • Proteção contra doenças cardíacas;
  • Faz bem para a saúde mental: contém triptofano;
  • Protege a pele;

Infelizmente, algumas pessoas podem ser alérgicas a frutos-do-mar, situação em que o consumo de alimentos como o camarão deve ser completamente vetado. Além disso, é preciso se certificar da procedência do ingrediente, comprando sempre de fontes confiáveis e, se possível, ainda fresco.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS