Conecte-se conosco

Economia

14º salário do INSS sairá ou não no final deste ano? Veja aqui

Atualmente, tramitam duas propostas de pagamento do abono extra para aposentados e pensionistas, tanto na Câmara como no Senado.

Publicado

em

13º Salário INSS

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam este ano o 13º salário antecipado. A medida, aprovada pelo governo federal, já tinha sido utilizada no ano passado a fim de amenizar os impactos da pandemia da Covid-19.

Leia mais: O que é o abono extra do INSS no valor de R$ 2 mil?

Como forma de garantir uma renda extra ao grupo de segurados da previdência no final do ano, parlamentares se mobilizaram e passaram a defender a criação de um 14º salário do INSS. As discussões, que começaram no ano passado, se estendem até os dias de hoje.

Existem projetos de lei tramitando tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal. São eles: o Projeto de Lei 3657/20, proposto pelo senador Paulo Paim, e o Projeto de Lei 4367/2020, de autoria do deputado Pompeo de Mattos.

Ambas as propostas estabelecem um pagamento extra para quem é aposentado e pensionistas do INSS. Porém, enquanto a proposta de Paim estabelece o pagamento em dobro do mesmo valor oferecido no 13º salário, a iniciativa de Mattos inclui a criação de um 14º salário em forma de auxílio ao público de segurados.

Veja mais: Saiba como consultar a 5ª parcela do auxílio emergencial

Mas, afinal, o benefício será liberado no fim do ano? Até o momento, as propostas não foram votadas ou apreciadas nas suas respectivas Casas. Por este motivo, as chances de liberação do abono extra para aposentados e pensionistas são baixas neste ano. Há ainda a possibilidade de arquivamento das propostas, fazendo com que elas nunca saiam do papel.

Certas questões são usadas para justificar o atraso nas deliberações, como falta de apoio político, curto prazo de aplicação, falta de subsídio financeiro, além do impacto negativo que a medida pode causar aos cofres públicos caso seja implementada.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS