Empresas
3 tecnologias de automação para ficar de olho no mercado financeiro
As finanças na palma da mão
A relação entre o mercado financeiro e seus clientes vem se estreitando cada vez mais, ampliando, principalmente, as possibilidades de realizar transações e coletar dados por meio de dispositivos móveis. Muitas empresas já investem na transformação digital, outras ainda enxergam isso como uma oportunidade. Pensando nisso, a BizCapital, fintech de soluções para pequenas e médias empresas, listou três tecnologias de automação que estão ajudando empresas a automatizar processos no mercado financeiro e sair à frente de seus concorrentes.
“A pandemia trouxe muitos desafios e incertezas para o mercado financeiro, mas também serviu para quebrar paradigmas. O setor já vinha investindo em tecnologia nos últimos anos e segundo pesquisa realizada pela Deloitte, 73% das organizações investiram em automação inteligente em 2020. A tendência é que daqui para frente as empresas as novidades passem a ser necessidades”, afirma Vanessa Medeiros, head de produtos da BizCapital.
Confira as tecnologias:
Pix e Open Banking
O mercado brasileiro, como um todo, está vivenciando um novo momento, e o Pix e Open Banking sem dúvidas representam dois marcos importantes para o setor. Poder pagar muito menos por uma transação financeira, ter a possibilidade de ter o dinheiro na conta PJ sem burocracia e ser dono dos seus próprios dados são vantagens que impactam positivamente as empresas no Brasil, reduzindo consideravelmente os custos sociais e proporcionando ganhos em diversos aspectos. Além disso, as novidades geram mais competitividade e expandem o mercado com novas tecnologias e serviços. No caso do open banking, a implementação vai ocorrer em quatro fases até o fim deste ano.
Certificação Digital
A certificação digital nada mais é do que um arquivo eletrônico que serve como identidade visual para uma pessoa física ou jurídica fazer transações online, com garantia de autenticidade e com total proteção das informações trocadas. A ferramenta é cada vez mais utilizada por empresas para agilizar processos e melhorar a segurança. Isso acaba colaborando também para melhorar a experiência do usuário, o que é fundamental para captar a confiança e conquistar seu cliente em um ambiente virtual.
Segurança da informação e gerenciamento de risco
Apesar da mudança de hábitos e de muitos brasileiros darem um voto de confiança para os serviços online, o mundo digital ainda é visto como um lugar inseguro, onde dados confidenciais podem ser hackeados com facilidade (ou um pouco de esforço). Por isso, investir em segurança da informação e gestão de risco é essencial para, tanto bancos tradicionais, quanto fintechs, se protegerem de ataques cibernéticos e fraudes.
“Com o avanço da tecnologia e do mobile banking, a necessidade de investir em plataformas de rede bem planejadas, integradas, funcionais e seguras é cada vez maior. É fundamental investir em recursos para evitar que esses tipos de falhas aconteçam”, finaliza Vanessa.
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