Conecte-se conosco

Agronegócio

4 principais benefícios da aveia

Saiba quais as propriedades desse cereal que não pode faltar na sua dieta.

Publicado

em

A aveia é um cereal muito versátil, que pode ser utilizado de diversas formas, consumida juntamente com leite, frutas e iogurtes, em pães, bolos e massas, para a produção de panquecas, mingaus e outros mais.

Ademais, o cereal também apresenta grande quantidade de fibras, fundamentais para a saúde do intestino, sendo, pois, alimento imprescindível na dieta de quem sofre de constipações e prisões de ventre.

A aveia pode ser encontrada na forma de flocos, farinha e farelo, que possuem uma pequena variação na quantidade de nutrientes, o que não altera, contudo, a sua importância para mantença de uma alimentação rica e balanceada. Inclusive, os benefícios do seu consumo são variados. Veja!

Reduz o colesterol “ruim” (LDL)

A aveia é rica em fibras solúveis que diminuem a absorção de gordura no intestino, reduzindo, assim, os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue.

Dessa forma, o consumo frequente de aveia contribui para prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.

Mantém o bom funcionamento do intestino

Como mencionado anteriormente, a aveia ajuda a manter o bom funcionamento do sistema digestivo. As fibras presentes em sua composição, estimulam os movimentos naturais do intestino e melhoram o equilíbrio da flora intestinal, facilitando a eliminação das fezes e combatendo constipações e prisões de ventre, além de diarreias e síndrome do intestino irritável.

Controla os níveis de glicose no sangue

A aveia possui compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, melhorando a função do hormônio insulina e ajudando, assim, a controlar a glicemia. o cereal, pois, diminui a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, auxiliando no controle dos níveis de glicose no sangue.

Auxilia no emagrecimento

Por ser rica em fibras que diminuem o tempo de digestão dos alimentos, a aveia é ideal para quem quer perder peso, vez que seu consumo prolonga a sensação de saciedade e diminui o consumo de alimentos ao longo do dia.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS