Conecte-se conosco

Cotidiano

5 lugares em que você não deve nunca guardar seu celular

Todo cuidado é pouco, afinal, um celular é um investimento importante e algo indispensável no dia a dia.

Publicado

em

Hoje é difícil imaginar a vida sem o celular. Uma análise feita pela plataforma CupomVálido mostrou que somos o 5º país com mais smartphones do mundo.

O aparelho se tornou essencial tanto para a comunicação quanto para a organização das tarefas diárias.

Por isso, é muito normal que as pessoas o mantenham sempre por perto, nos bolsos das roupas ou em móveis próximos, para garantir que não se esqueçam dele.

No entanto, há certos lugares onde manter o celular pode danificá-lo, afetar sua saúde ou até causar acidentes.

Guarde seu celular no lugar correto e evite danos ao aparelho – Foto: Canva/Reprodução

1. Na cama

É mais que normal levar o celular para cama para jogar, assistir a filmes, usar o despertador ou navegar na internet antes de dormir. Contudo, esse hábito pode ser perigoso. O aparelho pode superaquecer, causando incêndios ou choques elétricos.

Além disso, o uso do smartphone antes de dormir prejudica o sono. A luz azul emitida pela tela reduz a produção de melatonina, o hormônio que regula o ciclo circadiano. Por isso, é melhor deixar o aparelho em um local seguro e ventilado, longe da cama.

2. No bolso de trás

Deixar o celular no bolso de trás da calça pode parecer conveniente, mas é arriscado. Você pode facilitar o furto ou perder o aparelho, além do risco de sentar em cima dele e quebrar a tela, o botão ou a bateria.

Uma pesquisa da Universidade de Exeter, no Reino Unido, revelou que homens que guardam o celular no bolso de trás podem, inclusive, ter a fertilidade afetada.

A radiação emitida pelo aparelho consegue reduzir a qualidade e a quantidade dos espermatozoides.

3. No porta-luvas do carro

Guardar o smartphone no porta-luvas do carro pode parecer prático, mas não é seguro. O local pode ficar exposto a temperaturas extremas, danificando a bateria, a tela, os componentes internos e a carcaça do celular.

Além disso, o porta-luvas é um alvo fácil para ladrões, que podem quebrar o vidro do veículo e levar seu aparelho. Por isso, é melhor levar o celular com você ao sair do carro.

4. No sutiã

Algumas mulheres costumam guardar o celular no sutiã ou sob a blusa, mas isso pode ser prejudicial à saúde.

Estudos sugerem que a radiação do celular pode aumentar o risco de câncer de mama, especialmente se o aparelho estiver ligado ou conectado à internet.

Além disso, colocar o celular no sutiã pode irritar a pele e causar alergias ou infecções.

5. No banheiro

Por fim, usar o dispositivo no banheiro pode parecer uma boa distração, mas também traz problemas. O aparelho pode cair na privada, na pia ou no chuveiro, sendo danificado pela água.

Além disso, o celular pode ser contaminado por bactérias, vírus ou fungos, que se espalham pelo ar, especialmente após a descarga.

Ficar muito tempo sentado no vaso usando o celular pode causar hemorroidas, constipação ou infecção urinária.

Natália Macedo é graduada em Jornalismo, possui MBA em Comunicação e Jornalismo Digital. Mineira de Belo Horizonte, é apaixonada pelo Universo Geek e pelo mundo da música e entretenimento. Além disso, ama escrever e informar de maneira leve e democrática.

Publicidade

MAIS ACESSADAS