Conecte-se conosco

Finanças

5 passos para pensar a aposentadoria

Pensar a aposentadoria é fundamental para todo mundo. Veja aqui os passos para se preparar para essa etapa da vida!

Publicado

em

Casos de aposentadoria especial, Foto: Pexels.

A aposentadoria é o sonho de todo o brasileiro, sem sombra de dúvidas. No entanto, para chegar nessa posição, é necessário seguir uma vida inteira de trabalho comprovado em Carteira, ou seja, possuir um regime CLT de contratação.

Veja também: Como a CLT aborda a “comissão” dos vendedores?

No entanto, não basta somente trabalhar os anos estipulado na Lei para aposentar-se, uma vez que é necessário cumprir algumas exigências para efetivamente conseguir o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Todavia, existem alguns passos que você pode seguir que irão te auxiliar nesse processo rumo à aposentadoria. O primeiro passo é a carteira de trabalho.  Inicialmente, é extremamente importante conferir se nela constam todos os seus contratos de trabalho e fazer a comparação com o Cadastro Nacional de Informações Social (CNIS) que pode ser retirado direto no site do INSS.

O segundo passo é fazer a verificação se possui períodos especiais realizados ao longo de toda a sua trajetória profissional. Isso é fundamental visto que há muitos casos de perda de períodos especiais por parte dos trabalhadores vinculados ao INSS por falta de comprovação.

O terceiro passo é não fazer a observação dos períodos não registrados na carteira de trabalho. Muitos trabalhadores, em alguma parte de sua trajetória, prestaram trabalhos de forma autônoma (ainda mais no momento que estamos passando hoje). Portanto, é fundamental que você comprove esses trabalhos visto que é um direito seu receber por esses trabalhos.

O quarto passo é analisar atentamente, antes de dar entrada na aposentadoria, as regras de transição. Isso faz toda a diferença quando você busca o melhor benefício. O quinto e último passo é fazer o planejamento da sua aposentadoria.

Não planejar a aposentadoria é um grande erro muito comum entre todos os trabalhadores vinculados ao INSS. é extremamente importante fazer todos os trabalhos, durante sua vida, pensando na aposentadoria. Ela é um direito seu. Aproveite.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS