Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

7 tópicos aos quais você precisa estar afiado antes da entrevista

Algumas informações são indispensáveis em uma entrevista de emprego, mas elas não giram somente em torno de você.

Publicado

em

Preparar-se para uma entrevista de emprego envolve mais do que apenas revisar seu currículo e ensaiar respostas a perguntas comuns. Parte fundamental do processo é conhecer a empresa que está recrutando.

Essa pesquisa não apenas o coloca à frente de outros candidatos, mas também o permite se alinhar com a missão e os valores da companhia. Por isso, aqui estão sete informações essenciais para buscar antes da próxima entrevista.

O que precisa saber antes da entrevista

Entender o fit cultural da empresa, setor de atuação e outros aspectos corporativos é importante para se sair bem na entrevista – Imagem: reprodução

1. Conheça detalhes sobre a empresa

Descubra quem são as figuras mais importantes da organização, como gerentes, diretores e o CEO.

Estudar seus perfis no LinkedIn, assim como suas postagens e contribuições, pode fornecer uma visão valiosa sobre a cultura e a filosofia da empresa.

Isso não apenas o ajuda a entender melhor onde você pode se encaixar, mas também pode servir como um ótimo tema de conversa durante a entrevista.

2. Entenda as qualificações valorizadas

Compreender o que a empresa procura em um candidato é essencial. Visite a seção de carreiras no site da instituição e examine cuidadosamente a descrição da vaga.

Além disso, se possível, converse com funcionários atuais para obter insights sobre as habilidades e experiências que a companhia valoriza.

3. Esteja atualizado sobre eventos e notícias recentes

Saber sobre as últimas notícias e eventos em que a empresa esteve envolvida é crucial para demonstrar seu interesse e comprometimento.

Confira os comunicados de imprensa e eventos recentes para que você consiga mencioná-los na entrevista. Isso mostra que está atento e se importa com a trajetória da empresa.

4. Conheça a visão, missão e valores

As empresas buscam candidatos que não apenas tenham as habilidades certas, mas que também se alinhem com sua missão e valores. Tal informação geralmente está disponível na seção ‘Sobre’ do site da companhia.

Além disso, você pode aprender mais sobre a cultura empresarial através das redes sociais. Ter um bom conhecimento desses aspectos permite que você demonstre como seus objetivos profissionais e valores pessoais estão em sintonia com a empresa.

5. Familiarize-se com clientes, produtos e serviços

Antes da entrevista, é fundamental conhecer os produtos, serviços e o público-alvo da empresa. Essa informação pode ser encontrada no site institucional ou no blog da companhia.

Mostrar que você entende o mercado em que a empresa atua e quem são os clientes dela é uma maneira eficaz de demonstrar seu interesse e preparação.

6. Busque informações mais ‘secretas’

Acesse plataformas como o Glassdoor, nas quais os funcionários compartilham suas experiências sobre o ambiente de trabalho e os benefícios oferecidos. Essa é uma ótima maneira de obter uma visão interna da empresa.

Além disso, se possível, converse com ex-funcionários ou conhecidos que trabalharam na organização para ter uma ideia mais clara sobre a cultura e o clima empresarial.

7. Conheça seu entrevistador

Saber quem será o seu entrevistador pode fazer uma grande diferença. Essa informação o ajuda a entrar em sintonia com a pessoa que o entrevistará, facilitando o andamento da conversa.

Você pode buscar o nome do recrutador no e-mail de confirmação da entrevista ou, se necessário, entrar em contato com a empresa para perguntar sobre o responsável pela condução da entrevista.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS