Mundo
Golpe da vaga de emprego: confira dicas para não cair
O golpe da vaga de emprego é a mais nova prática dos criminosos. Várias pessoas já receberam uma sms, ou até mesmo um email do tipo. Saiba como se proteger!
Hoje em dia, está cada vez mais complicado encontrar alguém que nunca tenha recebido no seu aparelho celular uma mensagem por SMS, WhatsApp ou, até mesmo, uma DM (direct message) nas redes sociais, com ofertas tentadoras e, infelizmente, falsas, sobre vagas de trabalho.
Veja também: Embraer disponibiliza mil vagas de emprego: entenda como participar
O grande motivo disso é que, a cada minuto que se passa, dois golpes desse estilo são aplicadas no Brasil, segundo Marco de Mello, CEO da PSafe.
O motivo desses golpes existirem é bem simples: eles têm dado certo. Há muito tempo os hackers e golpistas, com um conhecimento de programação de dispositivos móveis relevante, contam com um ambiente favorável à pratica deste tipo de fraude. E o número de vítimas só aumenta.
Com 11,3 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho, o que corresponde a uma taxa de desemprego de 10,5%, acaba facilitando a vida para os criminosos, para o desespero dos trabalhadores honestos.
Esses golpes nascem da necessidade. Os fraudadores se aproveitam do momento crítico que nós estamos presenciando e buscam as pessoas pela necessidade.
Como identificar se é golpe?
Temos várias pistas, um conjunto de informações, para que sejam identificadas se as vagas são falsas. Confira!
Os golpes mais enviados para celulares, atualmente, usam o nome de empresas grandes e conhecidas, onde oferecem vagas que exigem pouca ou nenhuma qualificação, com promessa de flexibilidade de horário, possibilidade de trabalho em home office e remuneração que pode ultrapassar os R$ 5.000.
Na maioria das vezes, quem recebe a mensagem já foi selecionado, mas ainda precisa fazer “mais alguma coisa”, é aí que está o golpe.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp