Mundo
Justiça Paulista condena homem por injúria racial em estabelecimento
A TJSP fixou um valor para indenizar o funcionário por danos morais, em 15 mil reais. Saiba mais!
A Justiça Estadual de São Paulo condenou um cliente de um bar a indenizar um funcionário do estabelecimento após injúria racial. A decisão foi tomada pelos magistrados que compõem a 30ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), além disso, fixaram um valor para indenizar um funcionário por danos morais, em 15 mil reais.
Veja também: Tempo especial do INSS pode ser pedido através da Justiça: entenda!
Segundo o conteúdo dos autos (1015218-47.2020.8.26.0100), o funcionário trabalhava em um bar e o acusado, quando estava saindo do estabelecimento, não lhe entregou a comanda paga.
O funcionário orientou o cliente a retornar ao caixa, E, foi nesse momento que o réu acabou se descontrolando, dizendo que já teria entregue a comanda ao gerente. Ao ser impedido de sair do estabelecimento, o réu passou a chamar o autor da ação de ‘‘macaco’’, ‘‘lixo’’, ‘‘deveria estar comendo banana’’ e que iria fazer com que o gerente o demitisse.
“Reputo que a prova oral produzida demonstrou de forma satisfatória a prática de conduta antinormativa por parte do réu”, escreveu o relator do recurso, o desembargador Andrade Neto, afirmando que as testemunhas trazidas pelo réu apontaram somente alguns relatos superficiais e não negaram a discussão, nem os xingamentos.
Andrade Neto apontou que o impacto emocional sofrido pelo autor é claro, “em virtude da humilhação e do constrangimento que sofreu em local público”, e que os xingamentos proferidos pelo réu possuem ‘‘nítido caráter ofensivo e discriminatório”.
“Indisputável, pois, que a injúria racial sofrida afetou diretamente a honra subjetiva e a integridade psicológica do autor, fatos que lhe causaram evidente abalo moral e, por conseguinte, passível de ser indenizado.”

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças18 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Finanças11 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Tecnologia1 dia atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Política2 dias atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Mundo2 dias atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política16 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Empresas2 dias atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações