Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Por que pessoas desistem do processo seletivo na busca por emprego?

Na hora de enfrentar um processo seletivo diversos fatores são postos na balança para decidir em qual emprego ingressar. Confira!

Publicado

em

Na hora de enfrentar um processo seletivo, diversos fatores são postos na balança para decidir em qual emprego ingressar. A complexidade e a falta de atrativo dos processos geram desinteresse, enquanto aumentam a concorrência com processo curtos, favorecendo a busca por emprego de seleções rápidas e com ofertas mais atraentes.

Veja também: eO seguro-desemprego; Governo Federal vai mudar as regras?

Um mapeamento, realizado com 900 pessoas por todo Brasil, apontou que profissionais juniores são os que mais aceitam vagas de emprego, seguidos por posições de níveis plenos e profissionais seniores. Respectivamente, a margem percentual varia de 81,8%, 80% e 59,4% das propostas aceitas.

A desistência é motivada por baixa remuneração, oferta mínima de benefícios, alinhamento salarial e processos longos. O que deixa visível a necessidade de experiência para optar por uma seletividade maior na hora de aceitar propostas.

Múltiplos fatores fazem parte da desistência dos processos seletivos, foi apontado que 36,7% recebem uma contraproposta da empresa que já trabalham, 26,3% recebem alguma proposta superior ao processo encaminhado, 18,72% consideram a base salarial inferior ao desejado.

Ainda favorecendo a desistência, 6% não se sentem atraídos pelos benefícios ofertados, também 2,28% alegam não ter alinhamento com valores e propostas corporativas.

A pesquisa foi realizada pela agência de recrutamento Intera, o levantamento aponta que entrevistados buscam seleções ágeis. Processos com menos de 20 dias somam 70% das propostas aceitas, enquanto processos com 30 dias ou mais tem metade das propostas recusadas.

É fato que a busca por emprego se torna cada vez mais complicada e menos recompensadora, onde propostas com seleções longas e pouco atrativas geram o desinteresse do trabalhador, aumentando assim a desistência das seleções.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS