Economia
Auxílio para gestantes, entenda como funciona e como receber
O Ministério da Cidadania tem como meta começar a pagar o valor do auxílio a partir de qualquer mês da gestação. Saiba mais!
Foi informado, pelo Ministério da Cidadania, que seria disponibilizado um novo benefício para mulheres, onde possuem inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e também recebem o benefício do Auxílio Brasil. O valor é de aproximadamente R$ 65,00 e deve ser destinado a mulheres grávidas durante o seu período de gestação.
Veja também: Grávidas podem receber Auxílio Brasil e outros benefícios; saiba quais
O benefício recebeu o nome de Benefício Composição Gestante (BGC), o complemento na renda familiar teve sua criação idealizada com o objetivo de modo que possa contribuir com a compra de itens básicos durante o período de gestação. A estimativa, por enquanto, é que milhões de beneficiárias do Auxílio Brasil sejam contempladas com o BGC.
Para ter direito a receber o benefício, além de estar inscrita no CadÚnico e fazer parte do grupo de quem recebe o benefício do Auxílio Brasil, elas devem apresentar também:
• Nome completo da gestante;
• Status da gestação;
• Data de nascimento;
• Data de atendimento;
• Número do CNS;
• Número do CPF;
• Idade gestacional;
• Data provável de finalização da gestação (42 semanas após a DUM);
• DUM;
• Data de referência da linha de base.
Esse processo de seleção das mulheres gestantes conta também com o Auxílio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério da Saúde. Isso ocorre porque a identificação das gestantes será feita com base no levantamento de dados das duas instituições, assim como pela consulta ao Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).
O Ministério da Cidadania tem como meta começar a pagar o valor do auxílio a partir de qualquer mês da gestação, isso para as mulheres que se enquadrarem nas regras do programa. Em caso de aborto por qualquer que seja o motivo, a mulher continuará recebendo o auxílio.
Na regra, também vemos que poderão ser contempladas mais de duas mulheres da mesma família, tendo como única exceção para o pagamento onde existe o limite de somente uma gestação no prazo de 12 meses.
Referente às datas de pagamento, o Governo informou que os repasses acontecerão junto ao calendário do Auxílio Brasil, tendo como base o final do Número de Identificação Social (NIS).
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos