Empresas
Uber e os métodos controversos de expansão
A empresa de transporte, Uber, tornou-se tendência no cenário cotidiano ao conquistar o espaço como meio de transporte particular
O crescimento e expansão da Uber, no cenário mundial, é inegável, com base em seu desenvolvimento, o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) encontrou o uso de práticas “eticamente questionáveis e potencialmente ilegais” segundo mostra a investigação revelada no último domingo, dia 10.
Veja também: Uber abre vagas de estágio para atuar em suas áreas
No primeiro momento, a Uber atribuiu as questões ao ex-presidente e cofundador Travis Kalanick, que negou qualquer envolvimento nas práticas suspeitas encontradas pela investigação. Kalanick deixou a empresa em 2017 sob acusações de assédio sexual.
A investigação apontou que a Uber se aproveitou da reação negativa e outrora violenta do setor de táxi, com seus motoristas, para adquirir apoio e evasão das autoridades reguladoras, enquanto crescia seu mercado.
Os arquivos revelaram que a empresa buscou ajuda aos governos europeus para apoiar sua expansão. A Uber buscou práticas similares em outros lugares da Europa como Bélgica, Espanha, Holanda e Itália, mobilizando seus motoristas para usar as autoridades e mídias ao seu favor.
As atitudes controversas da empresa deixam claro as suas intensões em progredir no ramo de transporte privado e ultrapassar o setor de táxi.
Os jornalistas também indicam que a Uber trabalhou para evitar investigações regulatórias, se aproveitando de vantagens tecnológicas para auxiliar seus motoristas nessas ações.
A investigação conta com 124 mil documentos de 2013 a 2017, obtidos pelo jornal britânico The Guardian e, posteriormente, com as ações do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), os documentos contam com mensagens de textos e e-mails executivos.

-
Finanças20 horas atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças1 dia atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Comerciantes não estão mais aceitando dinheiro em espécie. Pode isso?
-
Finanças1 dia atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Política1 dia atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Agronegócio2 dias atrás
Como usar a Árvore de Jade na cozinha para atrair prosperidade, segundo o Feng Shui
-
Finanças2 dias atrás
R$ 2 bilhões esquecidos: herdeiros podem resgatar valores de falecidos
-
Finanças2 dias atrás
Dívida pode ser herdada? Saiba o que acontece com os débitos após a morte