Conecte-se conosco

Agronegócio

Aprenda a fazer adubo caseiro

Como utilizar restos de alimentos para fazer composto orgânico para suas plantas

Publicado

em

Veja como fazer adubo caseiro perfeito para suas plantas

Você sabia que pode utilizar restos de alimentos para fazer adubo para suas plantas? O processo é muito simples, além de ser uma alternativa muito benéfica para as verdinhas da sua casa, bem como para o meio ambiente. Então, confira essas dicas!

A princípio, vale ressaltar que a produção de adubo orgânico contribui para a diminuição de lixo produzido, já que a maioria dos alimentos consumidos in natura podem ser reaproveitados para a produção do composto. Desse modo, basta separar os restos de alimentos crus, como verduras não temperadas, folhas, cascas, frutos podres, bagaços, borra de café, cascas de ovos, entre outros. Carnes e alimentos cozidos, não!

Depois, utilizaremos a técnica de compostagem, onde todo esse lixo orgânico, passa por um processo de fermentação aeróbica, se transformando em um composto. Dessa forma, separe o material orgânico coletado e coloque em um balde plástico com tampa. Vá distribuindo os restos de alimentos em camadas, intercalando com palha ou folhas secas.

Deve-se iniciar sempre com as folhas ou a palha, que formarão a primeira camada, colocando-se sobre elas os restos orgânicos disponíveis. Toda vez que colocar uma camada de resíduos alimentares, molhe bem até escorrer e, em seguida, cubra com as folhas ou a palha de modo a tapar os restos de comida. Após preencher todo o balde, tape e deixe em local com corrente de ar e bastante iluminação direta.

Montada a pilha, o tempo para fermentação do composto é de até 60 dias. É importante fazer reviradas a cada 20 dias. Outra vantagem desse tipo de preparo, é que a produção do adubo não exalada cheiro forte. O composto pronto se parece com terra e pode ser utilizado diretamente sobre o substrato das plantas, para adubar vasos, jardineiras, canteiros e jardins, bastando, pois, que se espalhe levemente pela superfície. É o suficiente para que a planta incorpore todos os nutrientes. Aí, é só regar como de costume.

Além de fazer suas plantinhas muito mais felizes e saudáveis, produzir seu próprio adubo é uma questão de consciência ecológica, visto que, você pode transformar seu lixo orgânico em algo bastante útil, contribuindo, desse modo, para um meio ambiente mais sustentável.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS