Conecte-se conosco

Economia

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de energia elétrica mais cara!

Mesmo com a diminuição da carga tributária, brasileiros pagam a segunda conta de luz mais cara do mundo. Entenda!

Publicado

em

Ao que tudo indica, o cenário que vem construindo-se no Brasil tende a ser favorável no que tange às contas a serem pagas no final do mês. De fato, as leis que estão sendo aprovadas, recentemente, alteram o valor das tributações de itens como a energia elétrica, por exemplo. Desse modo, com essa diminuição, surge a expectativa de receber uma conta de luz mais barata ainda este ano, para alegria da população brasileira.

Veja também: Energia Solidária: Governo PR tem ajudado mais de 380 mil famílias 

Em vista disso, no que concerne a devolução relativa ao PIS/Confins que foram cobrados a mais dos consumidores, bem como as normas que visam estabelecer limites na aplicação do ICMS em cima desse tributo, podem favorecer na queda do valor referente ao consumo de energia elétrica.

No entanto, por mais que o cenário esteja transmutando com um espectro positivo, quando analisamos em nível mundial, mesmo com essa diminuição nas taxas tributárias, o brasileiro continua pagando a segunda maior conta de energia elétrica do mundo todo, sem exageros.

De acordo com o estudo realizado pela Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), nos últimos cinco anos, o valor da energia elétrica no território brasileiro praticamente dobrou, aumentando 47%.

Nesse ranking das contas de luz mais caras, a Colômbia encontra-se em primeiro, o Brasil em segundo, a Turquia em terceiro, o Chile em quarto e Portugal em quinto. Em contrapartida, os países que possuem a energia elétrica mais barata, do primeiro ao quinto, a ordem é: Noruega, Luxemburgo, Estados Unidos da América, Canadá e Suíça.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS