Economia
Mito ou verdade: veja os 5 mitos mais comuns sobre como aumentar o score
O score é um dos pontos analisados para contratação de crédito e, quanto maior a pontuação, melhores as chances de aprovação.
A conquista de crédito no mercado financeiro, seja para um cartão de crédito, liberação de um empréstimo ou financiamento, geralmente depende do score de crédito. Com pontuação de 0 a 1 mil, os birôs de crédito informam, por meio do score, a probabilidade que o consumidor tem de arcar ou não com os seus compromissos de pagamento.
Segundo o órgão de proteção ao crédito Serasa, quanto mais próximo dos mil pontos está o score, melhor é o perfil financeiro do cliente. Por outro lado, quanto mais baixa é a pontuação, maiores são as chances da conta ser paga em atraso e, por consequência, essa pessoa possui muitos pedidos de crédito negados.
Ainda assim, alguns mitos são comuns ao se falar do score e listamos cinco deles. O primeiro diz que consultas frequentes ao CPF diminuem a pontuação do score, o que não procede e é uma das maiores preocupações do usuário. Em seguida, há quem acredita que ter uma renda alta aumenta o score, também não sendo condizente, pois não quer dizer que a pessoa tenha bons hábitos financeiros.
Já para aqueles que tiveram o nome negativado, o pagamento das dívidas não garante a automática confiança do mercado, sendo necessário um tempo para equilibrar o relacionamento bancário. Na mesma linha, outro pensamento errado é o de que ter nome limpo é sinônimo de crédito aprovado. Mas, não, pois pode ser que se tenha um histórico de dívidas que o listaram como alguém que não tenha o “bom” perfil para aprovação de crédito.
Por fim, outro mito é o de que colocar CPF na nota fiscal aumenta a pontuação do score, isso também não é verdade. Ademais, é importante lembrar que o score não é a única informação considerada no ato de contratação de crédito, então, pode ocorrer de uma pessoa não conseguir a aprovação mesmo com score alto.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos