Política
Mulher da Arábia Saudita recebe pena de 34 anos por se expressar no Twitter
Segundo as autoridades locais, ela tentou causar agitação pública e tentou desestabilizar a segurança civil e nacional.
Uma mulher da Arábia Saudita, mãe de dois filhos, chamada Salma al-Shehab, com 34 anos de idade, acabou recebendo uma condenação por ter utilizado o seu Twitter para poder expressar algumas palavras. Segundo as autoridades locais, ela tentou causar agitação pública e tentou desestabilizar a segurança civil e nacional.
A pena inicial dela foi estipulada em três anos de prisão, mas logo após um promotor do setor público ter solicitado uma revisão deste caso, a pena dela foi aumentada para tristes 34 anos de prisão.
Conforme o que foi publicado em um jornal britânico, chamado “The Guardian”, ela era estudante da Universidade de Leeds, na Inglaterra, e voltou à Arábia Saudita em dezembro de 2020, onde tinha como seu objetivo levar seus filhos e marido para o Reino Unido.
Enquanto ela estava em viagem ao seu país de origem, Salma acabou sendo interrogada pelas autoridades locais e infelizmente acabou sendo presa por conta do que aconteceu através do seu Twitter.
Segundos informações da Organização Saudita-europeia pelos Direitos Humanos (ESOHR, que seria a sigla utilizada em inglês), ela estava realizando algumas postagens que questionavam o direito sobre a guarda dos filhos relacionado a mulheres por conta de seus maridos, onde também acabou retuitando os posts que pediam que fossem libertos os defensores dos direitos humanos que estavam até então, presos.
Por fim, mesmo que a estudante tenha menos de 2 mil seguidores em seu Twitter e aproximadamente 150 seguidores em seu Instagram, as autoridades locais acabaram entendendo que ela estava praticando um crime categorizado como agitação pública.
Essa condenação que foi deferida contra a jovem acaba também gerando muita revolta em diversas entidades, incluindo a ESOHR.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025