Economia
Novo golpe aplicado por criminosos é intitulado de Mão Fantasma, entenda
Acredita-se que cerca de 40 mil pessoas já estiveram caindo neste golpe no país. Confira a matéria para saber mais!
Foi emitido um alerta recentemente pela Polícia Federal com o objetivo de comunicar sobre um golpe que deram o nome de ‘Mão Fantasma’, onde tem sido aplicado por vários criminosos que possuem intenção de roubar as credenciais bancárias e também transferir os valores do dinheiro das contas. Acredita-se que cerca de 40 mil pessoas já estiveram caindo neste golpe no país.
Normalmente o golpe começa com a vítima recebendo algum tipo de ligação, onde é rodada uma gravação que simula uma central telefônica do seu banco ou instituição financeira.
No momento que você é transferido para o atendente, que neste caso seria o próprio criminoso, ele passa a informação de que existem movimentações estranhas acontecendo na sua conta bancária, como por exemplo de uma compra suspeita ou até mesmo uma possível invasão na sua conta.
Uma outra forma que também utilizam para iniciar o contato e tentar aplicar o golpe são mensagens de texto e também e-mails com alguns links fakes que redirecionam as pessoas para estarem baixando algum aplicativo ou atualização de segurança.
Utilizando alguma das abordagens que comentamos, o golpista diz que é preciso estar realizando alguma atualização de segurança para seu aplicativo bancário onde acaba convencendo a vítima de instalar um aplicativo que por sua vez, é falso, para que possa resolver os problemas de segurança.
O aplicativo utilizado pelos criminosos tem a capacidade de liberar acesso as suas ferramentas para o criminoso. Em um podcast chamado de Segurança em Rede, no episódio Fuja da Mão Fantasma, organizado pelo Banco do Brasil, um dos seus clientes relatou que quase foi vítima do golpe e que o aplicativo utilizado pelo bandido foi o TeamViewer.
A partir do momento em que o aplicativo for instalado no seu dispositivo, o criminoso começa a ter acesso aos aplicativos em tempo real e começa a realizar transferências bancárias da conta da vítima, solicitar empréstimos e também realizar outros tipos de transações que possam prejudicar a pessoa.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025