Economia
Ritmo do plantio de milho cai no PR para diminuir risco climático enquanto soja espera chuva
Área plantada com milho atingiu cerca de 24% das lavouras até segunda-feira.
O Departamento de Economia Rural (Deral) informou nesta terça-feira que o plantio de milho primeira safra 2020/21 no Paraná, que estava adiantado até a última semana em relação à produção anterior, diminuiu seu ritmo para tentar abrandar riscos climáticos, ao passo que produtores esperam o início das chuvas para começar a semear a soja.
Até segunda-feira, a área plantada com o cereal havia atingido 24% das lavouras, crescimento de 8% ante à última semana e alinhada com o ciclo de 2019/20, mostram os dados do Deral.
Os trabalhos estão 7% antecipados na comparação com o mesmo período da safra anterior até o final da última semana.
“O clima está mais seco e não tivemos chuvas, porém o fator mais preponderante é o escalonamento do plantio para diminuir o risco climático no decorrer da lavoura”, afirmou Edmar Gervásio, analista do Deral.
Gervásio também disse que o produtor buscaria o mesmo artifício mesmo que o tempo estivesse chuvoso e favorável ao plantio. “Provavelmente manteria o escalonamento, pois a janela ideal de plantio ainda está aberta”.
Existem regiões que começam a semeadura mais tarde, disse ele. Desta forma, “o plantio do milho avança dentro do esperado, considerando as particularidades de cada região do Estado”.
Cerca de 87% das lavouras do cereal são consideradas boas e 13% estão em condições médias, com as áreas divididas entre os estágios de germinação e desenvolvimento vegetativo.
A semeadura da soja, por sua vez, ainda não começou justamente devido ao clima mais seco, disse o economista do Deral Marcelo Garrido.
“Os produtores estão esperando uma maior umidade para iniciar os trabalhos de plantio. Isso também ocorreu na safra passada”.
Em anos anteriores, como 2018 e 2017, os trabalhos já haviam começado nas lavouras da oleaginosa, conforme dados do órgão estadual.
Ainda disse que há alguma previsão de chuva para o próximo fim de semana e, caso isso ocorra, os produtores com certeza vão iniciar o plantio da soja, disse Garrido,
Colheitas
No Paraná, a colheita de trigo chegou a 23% da área até segunda-feira, aumento de de 12% em relação à semana anterior, mas com atraso na comparação aos 44% registrados um ano antes, ainda de acordo com o Deral.
Os dados também mostram que 62% das lavouras do cereal são consideradas boas e 28% estão em condições médias, com 60% das áreas em estágio de maturação.
Já a colheita de milho segunda safra 2019/20 atingiu 94% da área paranaense, crescimento de 5% na variação semanal, mas atrasada frente a última temporada.
Em 2019, nesse mesmo período, a colheita já havia sido encerrada, e em 2018 os trabalhos chegaram a 99%.
Segundo o levantamento, aproximadamente d46% das lavouras de milho segunda safra são consideradas boas, 35% estão em condições médias, o outros 19% são classificados como ruins.
-
Política1 dia atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Loterias2 dias atrás
Quais são as chances de ganhar na Loteria Federal? Entenda como funciona
-
Empresas1 dia atrás
Pizzaria renomada enfrenta crise e pode fechar as portas
-
Carreira2 dias atrás
Perdeu a Carteira de Trabalho e precisa comprovar vínculo empregatício? Veja como fazer
-
Mundo2 dias atrás
Das 100 melhores vinícolas do mundo em 2024, uma está no Brasil
-
Economia2 dias atrás
Governo avalia corte nos gastos com a previdência dos militares. Quanto eles custam à União?
-
Criptomoedas2 dias atrás
Receita Federal vai leiloar carteiras de Bitcoin; saiba mais
-
Criptomoedas2 dias atrás
Nubank lança ferramenta para facilitar transações com criptoativos