Agronegócio
Calêndula: saiba quais os principais benefícios
Conhecida por suas propriedades medicinais, a calêndula pode ser utilizada com diversas funções.
Calêndula officinalis é uma planta com propriedades medicinais, conhecida também como bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha ou ainda, margarida dourada. Trata-se de uma flor popularmente utilizada para tratar problemas de pele, como queimaduras e inflamações, apesar de seus benefícios serem variados.
Além disso, a calêndula mostra-se um alimento muito versátil, sendo possível inseri-la na dieta de diversas formas. A planta pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, feiras, mercados e outros, a preços muito acessíveis. Sendo assim, acompanhe os principais benefícios da calêndula e como utiliza-la.
Benefícios
-
Acelera a cicatrização da pele
A calêndula contribui para acelerar processos de cicatrização envolvendo cortes e queimaduras. Desse modo, a planta é muito utilizada na indústria de cosméticos e medicamentos em geral. O benefício está intimamente ligado às propriedades calmantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas da planta, que evitam dor, inchaço, bem como, o desenvolvimento de microrganismos. A calêndula auxilia, ainda, na formação de colágeno e na melhora da circulação sanguínea.
-
Protege o fígado
Estudos científicos recentes demonstram que o uso do extrato alcoólico de calêndula é capaz de proteger as células do fígado contra lesões causadas por alguns tipos de medicamentos, sobretudo o acetaminofeno. Além disso, o consumo moderado do chá da planta auxilia na proteção do órgão e fortalece o sistema imunológico, vez que a erva apresenta propriedades antioxidantes.
-
Regula os níveis de açúcar no sangue
Outro benefício eficaz da calêndula está justamente em aumentar a sensibilidade do organismo à insulina. Isso faz com que haja um melhor controle dos níveis de açúcar sanguíneo. Desse modo, a planta é remédio natural indispensável na dieta de quem tem diabetes.
Utilização
A planta pode ser utilizada na alimentação como tempero, para condimentar sopas, ensopados, omeletes, queijos, carne assada, pudins e licores. Como remédio caseiro natural, recomenda-se o uso das flores secas, para fazer chás. Na indústria cosmética e nas farmácias de manipulação, a planta é utilizada na composição de cremes hidratantes, pomada e cremes para queimaduras, em virtude de sua ação cicatrizante.
A calêndulas também funciona como repelente e inseticida, tanto para a pele quanto em plantações agrícolas, já que quando exala um odor característico.
Vale ressaltar que o uso da erva deve ser sempre orientado por um especialista, pois a calêndula, se ingerida em grandes quantidades, tem potencial abortivo.

-
Finanças17 horas atrás
Moeda de 10 centavos é valiosa por conter ‘cavalo sem cabeça’
-
Política2 dias atrás
Descubra o que é ‘agenda woke’ e por que Trump quer combatê-la
-
Finanças2 dias atrás
Três melhores carnes de 2ª que fazem um churrasco de 1ª
-
Bancos2 dias atrás
Quem pode usar as salas vips dos bancos em aeroportos?
-
Tecnologia1 dia atrás
Bomba! Falha no ChatGPT gera ataques cibernéticos em larga escala contra bancos
-
Mundo2 dias atrás
Estudo descobre quais são as 20 cidades mais poluídas do mundo
-
Política2 dias atrás
Risco de guerra na Europa atinge níveis alarmantes, alerta França
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Professora de 84 anos retorna ao trabalho após redução de aposentadoria