Conecte-se conosco

Agronegócio

Aprenda a plantar e cultivar coqueiro anão da maneira correta

Saiba como cultivar essa espécie muito utilizada na ornamentação de jardins.

Publicado

em

Nativo da Ásia, o coqueiro anão é uma espécie muito utilizada na ornamentação de jardins. De fácil cultivo, essa planta possui crescimento lento e produção rápida, podendo frutificar mais de uma vez por ano. Por isso, hoje vamos mostrar quais os cuidados necessários para que o coqueiro anão cresça de maneira saudável e as condições perfeitas para realizar o plantio em casa. Confira!

Cultivo

O coqueiro anão se sobressai em relação a outras espécies no quesito produção. Essa espécie anã não costuma ultrapassar os 10 metros de altura, mas sua frutificação já começa a partir do terceiro ano de cultivo.

Solo

O solo para o plantio do coqueiro deve ser leve, arenoso e rico em matéria orgânica. Dessa forma, 3 meses antes do plantio, você pode utilizar esterco de gado e calcário, para que o solo absorve os nutrientes necessários para que a planta tenha um bom desenvolvimento.

Plantio

Para realizar o plantio, o aconselhável é adquirir sementes de coqueiro já germinadas, em floriculturas ou lojas especializadas, mas é possível fazer o plantio com o coco seco. Para isso, você precisa:

  • Fazer uma cova com tamanho suficiente para caber o coco seco;
  • Ao enterrá-lo, deixe o broto para fora;
  • Para cultivar mais cocos ao mesmo tempo, deixe uma distância de 8 metros entre as plantas;
  • Cultive em formato de triângulo ao invés de fileiras;
  • Faça uma rega após o plantio.

Rega

As raízes do coqueiro são muito sensíveis a umidade excessiva, por isso, o ideal é realizar a rega a cada dois dias, para que o solo não fique encharcado e impeça o desenvolvimento da planta. Além disso, durante as épocas mais frias do ano, aumento o intervalo entre as irrigações.

Adubação

Uma boa dica é adubar o coqueiro anão de 3 em 3 meses, para que a água do coco fique nutrida e gostosa. Dessa forma, você pode utilizar fertilizantes NPK, na proporção 18-10-19 a terra, para que ela tenha bastante nutrientes e deixe sua planta ainda mais saudável.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS