Conecte-se conosco

Tecnologia

Universidade japonesa cria carro com inteligência artificial

Baseado nas pesquisas, o veículo da Universidade japonesa é o mais completo da categoria em fase de testes. Confira!

Publicado

em

Quando se fala em Inteligência Artificial, muitos pensam em coisas absurdas como nos filmes de ficção científica, mas a I.A. está mais presente do que todos imaginam.

Um exemplo muito utilizado no dia a dia são os assistentes virtuais, como Alexa, Cortana, Siri, Google Assistent e até outros que vêm em forma de personagens que são utilizados por algumas empresas, como a BIA do Bradesco e o Eduardo da OI. Outro grande exemplo são as câmeras de segurança, que aplicadas à I.A podem identificar pessoas, perfis, apenas pela silhueta.

Existem vários outros e um dos tipos mais utilizados são os aplicativos de rotas, que acessam os satélites e conseguem deduzir o melhor caminho evitando engarrafamentos, um aplicativo que utiliza essa função é o Waze.

É pensando nessa evolução que cada vez mais se investe nesse tipo de tecnologia, inclusive, o Japão, há muito tempo, vem investindo pesado nos estudos de inteligência artificial e uso de robôs para auxílio do ser humano no dia a dia.

A Universidade de Tecnologia de Toyohashi anunciou a criação de um modelo de I.A que é capaz de lidar com módulos de percepção e controle de um veículo autônomo. Ele é capaz de perceber o que acontece ao seu redor, por meio de sensores de visão enquanto conduz o veículo em vários pontos de rota.

Com os módulos de percepção e condução instalados, as chances de a condução ser mais assertiva é grande, já que a preocupação era ter uma abordagem mais ampla, pois na direção autônoma muitos dos comandos são realizados manualmente.

Basicamente, as informações são migradas do módulo de percepção, decodificadas e são passadas ao módulo de controle, para que ele tenha o máximo de cognição para a condução do veículo, além da medição da velocidade constante. A intensão é ampliar as pesquisas e fazer testes com o veículo em ambientes onde a luz e as condições são ruins, como a noite, chuva, ou solo disfuncional.

A Apple também se aventurou na criação do seu próprio veículo autônomo e já realizou alguns testes no Vale do Silício, porém ela não teve êxito. De acordo com informações internas, o veículo da empresa de tecnologia não se saiu bem nos testes, já que causou alguns acidentes, inclusive, o atropelamento de pedestres.

A ideia da Apple é fazer um veículo 100% elétrico e 100% autônomo, que vai de encontro a estratégia da instituição, que já trabalha com aparelhos de alta tecnologia que pensam de uma maneira mais sustentável.

Baseado nas pesquisas, o veículo da Universidade japonesa é o mais completo da categoria em fase de testes, com isso, pode significar mais avanços nesse campo e a mudança do mercado automobilístico.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS