Tecnologia
WhatsApp ultrapassou Facebook e agora é a rede mais amada do comércio eletrônico
De acordo com as informações divulgadas pelo CGI.br, aproximadamente 72% das empresas estão registradas na plataforma do WhatsApp.
Ao que tudo indica, um novo estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostrou algumas informações interessantes que dizem respeito ao WhatsApp e ao Facebook.
Segundo os resultados, tudo indica que para o comércio eletrônico é mais favorável fazer uso do mensageiro, ao invés da plataforma social do Facebook na hora de comercializar seus produtos.
Os dados, utilizados para realizar o levantamento, foram retirados dos anos de 2019 a 2021 encontrados por meio de uma pesquisa encabeçada pela TIC Empresas, a qual é responsável por conceder determinadas informações ligadas ao uso de tecnologias de informação, assim como também de comunicação para muitas empresas brasileiras.
De acordo com as informações divulgadas pelo comitê, aproximadamente, 72% das empresas estão registradas na plataforma do WhatsApp, ao mesmo tempo que há uma quantia inferior no Facebook de 65%, o colocando assim automaticamente para a segunda posição, deixando o mensageiro em primeiro lugar.
Além disso, houve uma grande evolução acontecendo dentro do comércio devido ao fato de vendedores passarem a oferecer seus produtos por meio da internet sendo capaz de alcançar 73% em 2021, contra 59% registrado em meados de 2019.
De acordo com a opinião de Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br e NIC.br, esse aumento ocorreu devido ao período de pandemia, sendo a solução encontrada pela população para continuar tendo uma maneira de se sustentar.
Confira um trecho de sua fala:
“O uso de aplicativos de mensagens nas vendas foi a forma encontrada por muitas empresas para contornar os efeitos da pandemia e em um contexto de distanciamento social”.
Porém, não foram apenas as plataformas do WhatsApp e do Facebook que enfrentaram um grande aumento, mas a presença digital de diversas marcas também se espalhou em direção de outros meios sociais, como foi o caso do Instagram, TikTok, Snapchat ou Flickr, os quais, em 2019, tinham um percentual de apenas 44% de presença de empresas.
No entanto, esse número evoluiu para 66% só no ano de 2021. No geral, 87% das empresas que participaram do levantamento afirmaram que possuem contas em alguma rede social.
Veja a diferença entre pequenas, médias e grandes empresas nas plataformas
Durante a pesquisa desenvolvida pelo TIC Empresas em 2021, houve uma espécie de detalhamento a respeito da maneira escolhida pelas empresas para se distribuir em diversas plataformas sociais, trazendo assim uma presença digital para as companhias.
Conforme a apresentação dos dados, as pequenas empresas estão no topo do ranking das companhias que mais utilizam as plataformas de mensagem instantânea, como por exemplo, WhatsApp, Telegram e chat do Facebook, totalizando 80%.
Já ao que diz respeito as grandes e médias empresas, elas possuem uma preferencia direcionada a e-mail, possuindo apenas 71% e 72%, respectivamente.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas1 dia atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia1 dia atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças1 dia atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Carreira1 dia atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Agronegócio2 dias atrás
Não vai mais comprar: entenda decisão do Carrefour sobre carne do Mercosul
-
MEI2 dias atrás
Qual o faturamento médio de um MEI no Brasil?