Conecte-se conosco

Economia

C6, Nubank, Mercado Pago, PicPay e Guiabolso se adiantaram e já oferecem ferramentas semelhantes ao PIX

Transferências durante 24 horas e sete dias da semana, além de pagamentos instantâneos via QR Code, já são oferecidos por algumas empresas.

Publicado

em

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil (BC), está previsto para ser lançado em novembro deste ano. Porém, algumas empresas se anteciparam e já oferecem soluções semelhantes ao sistema Pix, como pagamentos com QR Code e transferências rápidas.

Contudo, o C6 Bank, Nubank, PicPay e Mercado Pago já oferecem serviços similares ao pagamento instantâneo há alguns anos. Inclusive, por meio do Iti do Itaú, é possível realizar esse tipo de pagamento, 24 horas por dia e em qualquer dia da semana, para qualquer pessoa física ou estabelecimento comercial, com zero custo.

Além dessas empresas, o BTG+ anunciou o lançamento da transferência 24×7 entre contas da instituição financeira e o Bradesco, que divulgou a nova carteira digital, a Bitz, com pagamento via leitura de código QR. Desde o final de agosto, o aplicativo Guiabolso também oferece o mesmo serviço, com transferências realizadas em questões de segundos para alguns bancos. Em junho, a Stone deu início ao uso do código QR nas suas maquininhas. 

Com o Pix, as transferências entre pessoas físicas serão isentas de tarifas e podem ser incluídos pagamentos de todos tipos e em qualquer valor. Pessoas jurídicas também terão acesso ao serviço do sistema Pix, sujeitas a cobrança de alguns tributos. 

Para realizar as transações via Pix, será necessário acesso com a chave do Pix, que pode ser o CPF/CNPJ, endereço de e-mail ou telefone. A operação também pode ser executada por meio do link enviado por quem vai receber o dinheiro ou leitura de QR Code.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS