Tecnologia
Entenda quais são os riscos de deixar seu celular desatualizado
Um smartphone desatualizado deixa seus usuários muito mais vulneráveis a tentativas de fraudes, golpes e demais problemas com roubo de dados
Não é nenhuma novidade que, com decorrer do tempo, os celulares mais antigos deixam de se atualizar com uma frequência compatível com o sistema operacional.
Quando isso acontece, os patches de segurança diminuem, o que contribui grandemente para comprometer as defesas do seu dispositivo, e isso significa que ele ficará ainda mais vulnerável aos ciberataques. No entanto, você sabe quais são os maiores perigos em deixar o seu smartphone desatualizado?
Conforme informam as pesquisas realizadas pelo Mobile Time/Opinion Box, disponibilizadas no mês de julho deste ano, o brasileiro costuma utilizar seu celular por aproximadamente dois anos e nove meses, até trocar por outro.
E no que se refere à frequência de atualizações das fabricantes, elas tendem a diminuir depois de passar 18 meses desde o final das vendas de cada geração de aparelhos, e esse tempo fica ainda mais curto depois de passar pelo terceiro ano.
Não há exceção entre os aparelhos iOS ou Android quando o assunto é atualização, isso porque não há como fornecer atualizações automáticas se estão com pouco armazenamento, logo, os usuários precisam realizá-la de forma manual.
Ocorre que esse procedimento pode ser perigoso se o consumidor não realiza atualizações no sistema operacional. Sendo assim, um celular que se encontra desatualizado deixa seus usuários muito mais vulneráveis a tentativas de fraudes, golpes e demais problemas, os quais podem favorecer o roubo de dados.
“É importante frisar que a ideia principal de atualizações também é corrigir bugs anteriores e manter o smartphone seguro. Quando o dispositivo não pode ser atualizado, toda a segurança do aparelho fica comprometida, visto que as ameaças se renovam e precisam de novas barreiras para serem combatidas.”
“Nesse sentido, o cliente precisa ter em mente o cuidado extra com o que acessa ou clica no celular, além de redobrar a necessidade de ferramentas de cibersegurança que possam protegê-lo”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.
Como deixar meu celular mais seguro estando desatualizado?
A companhia Kaspersky disponibilizou algumas dicas para manter seu smartphone seguro. Confira:
- Procure manter seu celular sempre atualizado
- Se você não conseguir deixá-lo atualizado, invista em patches de segurança para proteger sua conta de hackers
- Se seu celular não estiver atualizado, evite clicar em links que foram enviados por alguém ou em qualquer site da web
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS