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Saiba como reconhecer um comprovante de PIX falso

Ao receber o comprovante de um PIX, verifique todos os dados, o modelo do documento e se ele confere com os que você já costuma receber.

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O pagamento por PIX chegou para simplificar a vida de todos, no entanto, essa operação desenvolvida pelo Banco Central do Brasil (Bacen) pode ter problemas de segurança.

Rápido, prático e simples, o PIX caiu no gosto dos brasileiros. Esse tipo de transferência bancária foi criada em 2018 pelo Bacen. O dinheiro pode ser transferido de uma conta para a outra apenas com a necessidade de uma “chave”, que pode ser um número de celular, e-mail, CPF (ou CNPJ) uma chave aleatória ou por QR Code.

Mas os problemas de segurança começaram a aparecer para essa ferramenta que agora já é parte do cotidiano da população. Trata-se do golpe do comprovante falso.

Esse golpe acontece, pois, ao fim de cada transação, é possível enviar o comprovante de pagamento, contudo, ao em vez de efetuar o pagamento, o golpista envia um comprovante falso, fingindo ter feito a transferência. Na correria diária, passaria despercebido e seria tarde demais quando o golpe fosse notado.

Ao receber o comprovante de um PIX, verifique todos os dados, o modelo do comprovante, se ele confere com os que você costuma receber e procure erros de ortografia ou nos dados que estão ali presentes, como CPF, chave e banco de destino.

Para se prevenir, você pode também verificar o seu extrato bancário, acessando o aplicativo do seu banco e procurando pela opção “extrato”. O PIX não deve demorar muito a cair, então, caso ele não esteja na sua conta, é melhor falar imediatamente com quem disse ter efetuado a transação.

Em caso de comerciantes, é indicado pedir para que o cliente aguarde até o pagamento cair em sua conta para receber o produto. Em caso de vendas on-line ou por um serviço que já foi feito, mande uma mensagem pedindo pelo pagamento, assim você tem como provar que o suposto PIX e o comprovante falso foram feitos de má-fé.

Comprovante de pagamento falso acontece com empresária

A nutricionista Jéssica Rodriguez expôs na internet o que ocorreu com ela. Uma cliente fez uma compra em sua loja on-line de diversos itens que no total chegaram a R$ 3 mil. Ao “efetuar o pagamento”, a cliente enviou um comprovante falso, uma montagem. Ao perceber isso, Jéssica não entregou os produtos e evitou um grande prejuízo.

Ao expor o caso na internet, todos que fazem uso da ferramenta ficam cientes dos casos em que esses comprovantes falsos são enviados, deixando-os em alerta para que não sofram com um golpe e tenham que ficar no prejuízo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

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