Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça os principais tipos de castanhas para as receitas de fim de ano

Veja quais castanhas utilizar nas receitas natalinas e quais as vantagens de cada tipo na hora de preparar o cardápio da ceia.

Publicado

em

As festas de final de ano estão chegando e a preocupação com o cardápio vai surgindo. Mas afinal, quais castanhas são utilizadas nas receitas natalinas?

As oleaginosas, são sementes ricas em óleo, envolvidas por uma casca rígida e com alto teor de gordura boa, que fornece energia, vitaminas e minerais para o nosso corpo, ajudando assim, no bom funcionamento do nosso organismo. Dentre os principais tipos de castanhas consumidos no dia a dia, estão a castanha-do-pará, castanha-de-caju, nozes, amendoim, avelã, pistache e as amêndoas.

Entretanto, as castanhas podem ser usadas tanto em acompanhamentos, quanto em receitas doces e salgadas. Confira a seguir, quais as principais castanhas e em quais receitas utilizá-las.

Conheça as principais castanhas

Nozes

O consumo das nozes contribui para o bom funcionamento do cérebro, pois é rica em ômega 3. Além disso, a oleaginosa auxilia na memória e melhora o controle da pressão e dos vasos sanguíneos.

Receitas: estrogonofe de nozes e camafeu de nozes.

Pistache

Rico em vitamina B6, o pistache auxilia a regular o açúcar no sangue e no transporte de oxigênio entre as células, além de ser bom para os ossos por ser rico em potássio.

Receitas: mais presente em receitas doces, como sorvetes, brigadeiros e cremes.

Castanha-de-caju

Ótima fonte de energia, o consumo de castanha-de-caju melhora o desempenho durante as atividades físicas e ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a elevar o colesterol bom (HDL).

Receitas: aperitivo salgado, muito utilizada em farofas, arrozes, além de combinar muito bem com peixes.

Amendoim

Um dos mais consumidos, o amendoim ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, pois é rico em vitaminas do complexo B e E e em fibras.

Receitas: usado como aperitivo ou no preparo de doces.

Amêndoa

De sabor leve e atenuado, as amêndoas são ricas em vitaminas B1 e E, além de terem função antioxidante e baixo teor glicêmico.

Receitas: bastante utilizadas para massas doces e leves.

Avelã

Possui gorduras monoinsaturadas essenciais para o organismo, além de melhorar o colesterol bom no sangue e diminuir o ruim.

Receitas: seu creme é muito utilizado em receitas doces e combina muito bem com o chocolate.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS