Agronegócio
Conheça 3 repelentes caseiros contra mosquitos e se livre dos insetos
Saiba como espantar mosquitos da sua casa utilizando ingredientes naturais e se previna contra doenças transmitidas pelos insetos.
Mosquitos são insetos muito indesejados, não é mesmo? Alguns, inclusive, podem trazer sérios prejuízos à saúde, transmitindo doenças graves. Por isso, é bom ficar atento e aderir meios eficazes contra essas pragas!
Existem ingredientes naturais que podem ser utilizados como repelente contra mosquitos e outros insetos, sendo boas opções de uso para quem prefere não utilizar produtos químicos, seja na forma de repelente para o corpo ou para o ambiente.
No entanto, é preciso ficar atento ao tempo de eficácia dos repelentes caseiros, que é relativamente baixo, o que faz com que seja necessário reaplicá-los com maior frequência que os repelentes de farmácia.
Confira a lista de produtos naturais que podem ser utilizados para afastar os mosquitos da sua casa, além de como utilizá-los.
-
Cravo-da-índia
O cravo da índia é uma especiaria muito popular, versátil e com propriedades terapêuticas significativas. Pode ser utilizado também como repelente caseiro, já que é rico em eugenol, óleo essencial com propriedades inseticidas, que afastam mosquitos, moscas e formigas.
Seu tempo máximo de duração é de 3 horas, devendo ser reaplicado após esse período.
O repelente pode ser feito adicionando 10g de cravos a 500 ml de álcool de cereais. Coloque a mistura em um frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por cerca de quatro dias. Mexa duas vezes por dia, agitando o frasco. Depois disso, coe, coloque em um borrifador e aplique na pele.
-
Óleo de eucalipto
O óleo de eucalipto contém a substância mentoglicol, que atua como repelente natural. Assim, misture cerca de 20 gotas de óleo de eucalipto em 1/2 xícara de água e depois borrife a solução sobre a pele, reaplicando a cada 6 horas. Caso prefira, a solução repelente também pode ser borrifada no ambiente.
-
Citronela
A citronela é uma planta que se assemelha muito a erva-cidreira ou capim-cidreira, que possui cheiro que repele os mosquitos. O simples fato de cultivar a planta no jardim já costuma dar resultados positivos, já que seu odor agradável serve ainda como aromatizador de ambientes.
Para que sua ação seja ainda mais efetiva, pode-se fazer uso de seu óleo, extraído a partir das folhas.
Para isso, pegue as folhas de citronela e misture com ½ litro de álcool 70% em um vasilhame escuro e mantenha tampado por 8 dias em local sem iluminação. Deve-se agitar todos os dias, duas vezes ao dia. Depois disso, coe as folhas, adicione mais meio litro de álcool e está pronto seu repelente!

-
Bancos16 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF13 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia8 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Empresas5 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação