Saúde
Quem tem hipertensão pode acionar algum benefício do INSS?
A pressão alta acompanha muitos brasileiros. No entanto, ela não é suficiente para garantir o auxílio-doença, a menos que o quadro seja muito grave.
Há muitos brasileiros acometidos pela hipertensão, a popular “pressão alta“. E embora muitos possam ter conhecimento, a hipertensão é resultado de uma força exercida pelo sangue contra as paredes das artérias, a fim de que ele consiga passar por todo o corpo livremente.
Mas como posso saber se tenho a famosa “pressão alta”? Para que você possa ter uma noção básica a respeito disso, é considerado hipertenso o indivíduo cuja pressão arterial foi medida em repouso e apresentou valores semelhantes ou maiores do que 14 por 9 (140mmHG X 90mmHg). Além disso, a hipertensão pode apresentar alguns sintomas, aos quais faremos menção logo abaixo.
Sintomas
É importante deixar claro que, para receber um diagnóstico sólido, é necessário ir ao médico, o qual irá realizar uma análise e fornecer o diagnóstico correto. Dito isso, abaixo estão listados alguns sintomas comuns da hipertensão, no entanto, eles apenas aparecem quando a pressão arterial está muito elevada.
- Dores no peito
- Dor de cabeça
- Tonturas
- Zumbido no ouvido
- Fraqueza
- Visão embaçada
- Sangramento nasal
Tratamento para hipertensão
Infelizmente, até hoje não há cura para a hipertensão, mas, por outro lado, há tratamentos e medicamentos controlados que conseguem auxiliar no bem-estar do paciente, os quais agem no sistema cardiovascular e renal.
Porém, não é suficiente apenas a ingestão dos medicamentos, é necessário também realizar mudanças nos hábitos alimentares e optar por um estilo de vida mais saudável, como, por exemplo:
- Manter o peso adequado
- Não consumir altas quantidades de sal
- Praticar atividade física
- Investir em momentos de lazer
- Não fumar
- Evitar consumir álcool em abundância
- Evitar alimentos que contenham alto teor de gordura
- Controlar o diabetes
Fui diagnosticado com hipertensão. Posso acionar o auxílio-doença?
Após ser diagnosticado com determinada doença, é possível que surjam dúvidas relacionadas ao acionamento do auxílio-doença. No entanto, é necessário considerar que o auxílio temporário é um modo encontrado para ajudar financeiramente aqueles que estão incapacitados de trabalhar no momento, seja devido a um acidente ou alguma doença que o force a ficar fora do trabalho por, pelo menos, 15 dias.
No caso da hipertensão (pressão alta), ela não é considerada uma enfermidade que vá comprometer a vida do trabalhador, sendo assim, dificilmente o indivíduo conseguirá receber o benefício. No caso de precisar de um tratamento mais específico, o qual apresente motivos concretos ao INSS de que não terá como exercer sua função normalmente, aí, sim, há grandes probabilidades de receber o benefício por um período de tempo.
O mesmo vale para quem pretende utilizar a pressão alta como motivo para se aposentar por invalidez. Porém, evidentemente, aqueles que sofrem de hipertensão são suscetíveis a outras doenças mais graves que podem os impedir de trabalhar normalmente. Então, nesses casos, há uma possibilidade de conseguir a aprovação da aposentadoria por invalidez.
-
Tecnologia2 dias atrás
Celulares escutam nossas conversas? Especialistas dão o veredicto
-
Criptomoedas2 dias atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Tecnologia19 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Empresas2 dias atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Tecnologia2 dias atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças2 dias atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Economia1 dia atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Como gastar menos em comida e ainda comer melhor todos os dias