Conecte-se conosco

Tecnologia

Sinal ilegal de IPTV está prestes a acabar! Entenda

Se você possui aparelho de IPTV, saiba que em breve ele não funcionará mais, pois a Anatel prometeu bloquear os sinais. Entenda o motivo.

Publicado

em

Mulher com controle na mão frustrada

A televisão é um grande meio de entretenimento para as famílias brasileiras. Embora existam diversas opções de streaming, muitas pessoas ainda presam por assistir aos tradicionais canais de televisão.

As operadoras costumam vender pacotes de TV a cabo, com variados canais que não estão presentes na TV aberta, porém, o valor cobrado por esse tipo de serviço não é baixo, e muitas pessoas recorrem a outras opções mais em conta.

Estamos falando do IPTV (Internet Protocol Television), que nada mais é que um sinal de televisão transmitido pela internet. A rede privada trabalha com esse tipo de sinal, como, por exemplo, Globoplay, Pluto TV, Vivo Play e muitos outros sinais que são considerados legais.

Porém, há quem utilize esse tipo de sinal para piratear os sinais fechado de TV, roubando das operadoras legalizadas e oferecendo a clientes por um valor mais baixo. Geralmente quem assina esse tipo de produto possui um aparelho que permite a distribuição do sinal, que funciona pela internet.

Porém, esse tipo de distribuição está prestes a acabar, isso porque a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) comunicou que irá limpar a frequência de operação dos sinais piratas.

Isso porque esse tipo de sinal é ilegal, enquadrado no artigo 184 do Código Penal Brasileiro como crime, podendo levar preso quem vende e quem assina esse tipo de produto. A reclusão por esse tipo de crime pode chegar a quatro anos, além de uma multa em dinheiro. Esse tipo de roubo de sinal pode acarretar prejuízos para as operadoras, além de risco de roubo de dados para quem assina.

A decisão da Anatel se deu principalmente devido à chegada do 5G no país, e a operação deve acontecer no primeiro semestre do próximo ano. O órgão está investindo em ferramentas de detecção destes sinais, para que assim que identificados, sejam imediatamente bloqueados.

A chegada do 5G deve trazer mais mudanças para o IPTV, isso porque os streamings estarão investindo mais pesado em suas produções e catálogos, em função do sinal de maior qualidade e rapidez que a tecnologia oferece.

Para quem está acostumado a utilizar os IPTVs legalizados que mencionamos acima, nada irá mudar. Eles devem continuar suas transmissões normalmente, pois a Anatel só bloqueará aqueles que estiverem roubando o sinal ilegalmente.

Se você mantém um aparelho destes em casa, saiba que seu sinal está prestes a desaparecer, e cuidado para não acabar na justiça devido à prática ilegal.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS